Varela, um dos homens deste embate nortenho, foi o primeiro a marcar, ao minuto 12, seguindo-se Falcao ao minuto 32. A esperança do Vitória surgiu ao cair do pano da primeira parte com Andrezinho, de bola parada, a reduzir a vantagem no Estádio D. Afonso Henriques. O terceiro golo do FC Porto só apareceu na segunda parte com cruzamento de Raul Meireles e finalização de Bruno Alves, ao minuto 65. Rodríguez, a três minutos do fim, selaria a goleada em Guimarães.

O FC Porto começou a primeira parte mais decidido e agressivo mas na segunda parte os papéis inverteram-se e foi a vez da equipa da casa mostrar a "nova roupagem", incutida pelo técnico Paulo Sérgio.

Nos minutos iniciais, Varela foi o dono e senhor do corredor direito do relvado do Estádio D. Afonso Henriques. Antes do golo, ao minuto 12, o avançado e Falcao tinham protagonizado uma boa combinação com o colombiano a enviar a bola à trave de Nilson.

O FC Porto tanto ameaçou que conseguir marcar por intermédio de Varela, livrando-se de toda a defesa vimaranense e chutando com grande estilo para o fundo das redes do Vitória de Guimarães.

Ao minuto 30 os adeptos vimaranenses, presentes no estádio, respiraram de alívio quando Nilson negou o golo a Falcao, que tinha tudo para o fazer.
O colombiano não voltaria a falhar dois minutos depois, após o cruzamento de Raul Meireles, de bola parada, e o avançado portista a desviar para dentro da baliza do Vitória. É o oitavo golo de Falcao na I Liga.

O Guimarães tentava de tudo nos contra-ataques para reduzir a vantagem do FC Porto, mas foi de bola parada que Andrezinho conseguiu bater Helton, em cima do minuto quarenta e cinco.

A segunda parte começou igual à primeira, mas desta a ser a equipa da casa a alterar o cenário com fortes investidas e rápidos contra-ataques com Nuno Assis e Targino como grandes impulsionadores da equipa do Guimarães.

O Guimarães continuava a ameaçar e ao minuto 62, Moreno, de calcanhar, quase surpreendia Helton dentro da pequena área. Adeptos e equipa técnica do Vitória levaram as mãos à cabeça.

Ao minuto 65 chegou o terceiro do golo, depois de um livre apontado por Raul Meireles, e Bruno Alves a encostar o pé direito e a enviar a bola para dentro da baliza, antes de roçar o poste direito.

O FC Porto marcou o seu terceiro golo na altura em que o Vitória de Guimarães estava a praticar melhor futebol.

Nos instantes finais da partida, na altura em que o Guimarães tentava de tudo para reduzir a vantagem, foi o FC Porto, por intermédio de Rodríguez, que selou a goleada em Guimarães.

Com o apito final as cadeiras do Estádio D.Afonso Guimarães voaram para as bancadas onde estavam os adeptos dos Dragões, obrigando à intervenção policial. Alguns adeptos do FC Porto aproveitaram a confusão para invadir o campo e pedir o equipamento aos campeões nacionais.

Os Dragões saem do Estádio D. Afonso Henriques conquistando os adeptos azuis e brancos e os importantíssimos três pontos que coloca o FC Porto mais perto do Benfica e do líder Braga.