As previsões meteorológicas anunciavam mau tempo para este sábado, mas até a chuva parou para ver o Sporting golear o Vitória de Setúbal, por 5-0, regressando assim à condição ao primeiro lugar. Um triunfo claro, inequívoco e que reforçou o sonho leonino de ser campeão pela primeira vez em 14 anos.

Sem o influente João Mário no onze, os leões mostraram que a sua ‘máquina’ funciona mesmo na ausência de peças consideradas essenciais para a dinâmica. Jorge Jesus escolheu o jovem Gelson Martins para o lugar e a aposta foi recompensada com dois golos. O extremo teve inclusivamente o mérito de abrir caminho para a vitória, com um bonito golo aos 24 minutos.

Numa atuação que nunca deu chances aos sadinos de replicarem as dificuldades que criaram recentemente ao Benfica, o clube de Alvalade proporcionou uma noite de gala aos mais de 43 mil adeptos que se deslocaram ao estádio, num ambiente de comunhão e carinho para com a equipa. No fundo, parecia uma questão de tempo até os leões consumarem a sua superioridade e Gelson evitou preocupações maiores ao abrir o ativo. O Sporting iria para o intervalo já com 2-0 no marcador, graças a mais um tento de Teo Gutierrez.

Para a segunda parte, perante uma equipa sadina demasiado passiva e inofensiva, os leões mantiveram as garras afiadas e construíram sem surpresas a goleada. Aos 55’, Gelson assinou o ‘bis’ e desfez qualquer pretensão que ainda restasse na mente de Quim Machado. As oportunidades de golo iam aparecendo com relativa naturalidade e depois foi só preciso esperar por mais dois momentos de inspiração de Bryan Ruiz, que o quarto e o quinto golo.

Com uma demonstração de força e personalidade, o Sporting manteve acesa a chama do título e adiou a decisão para a derradeira jornada, tal como o V. Setúbal terá de confirmar a permanência ou a descida na 34ª ronda. A bola do título está agora do lado do Benfica e do que os encarnados poderão fazer nos dois derradeiros jogos de uma Liga competitiva até ao último suspiro.

O MOMENTO:
24’: Bryan Ruiz fez nova prova da sua superior visão de jogo e - em mais uma movimentação interior e entre linhas – descobriu a diagonal do jovem Gelson Martins por entre os defesas sadinos. Isolado e só com Ricardo pela frente, Gelson arriscou com um chapéu e fez um golo de se tirar… o chapéu. Era o 1-0 e estava feito o mais difícil em Alvalade.

OS MELHORES:
Bryan Ruiz: Dois belos golos, uma assistência exemplar e 90 minutos de classe sem paralelo na equipa de Jorge Jesus. O médio ofensivo costarriquenho é um mestre na arte de descobrir espaços e abrir defesas, mostrando exuberantemente todos esses atributos na goleada ao Vitória, aos quais aliou pormenores deliciosos. Uma noite para recordar.
Ricardo: Destacar o guarda-redes de uma equipa que perde por 5-0 pode parecer estranho, mas foi graças ao guardião sadino que a equipa de Quim Machado não deixou Alvalade com duas mãos cheias de golos em vez de apenas uma. Não teve hipóteses nos golos e ainda negou vários aos leões, nomeadamente a Slimani, que acabou por sair ‘em branco’.

O PIOR:
Defesa do Vitória de Setúbal: Jogar com três centrais e mesmo assim sofrer cinco golos diz muito das debilidades defensivas que os sadinos mostraram em Alvalade. A ideia de fechar os caminhos da sua baliza revelou-se sobretudo a atrofia do seu ataque, que se tornou inexpressivo e incapaz de fazer mossa na baliza de Rui Patrício. Muito fraco.

CURIOSIDADES:
- O triunfo por 5-0 foi a vitória mais folgada em Alvalade esta época e a quinta vez que os leões fizeram cinco ou mais golos nesta Liga.
- Jorge Jesus tem neste momento mais um ponto do que quando orientava o Benfica na época passada: 83 contra os 82 dos encarnados na 33ª jornada de 2014/15.
- Sadinos já consentiram 61 golos neste campeonato, assinando o pior registo desde 1958/59.

REAÇÕES:
Jorge Jesus: "Fico com uma amêndoa atravessada se o Sporting não for campeão"
Quim Machado: "Metemos Semedo no Sporting, Suk no Porto e Horta no Benfica"
Gelson Martins: "Acreditamos até ao fim"

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.