Os rivais Sporting e Benfica defrontam-se hoje no dérbi lisboeta com ‘vista’ para o título de campeão nacional de futebol, numa 25.ª jornada da I Liga em que contará com um igualmente decisivo Sporting de Braga-FC Porto.

A equipa ‘leonina’, que na ronda anterior empatou 0-0 no estádio do Vitória de Guimarães, dispõe de apenas um ponto de vantagem sobre o bicampeão nacional, que se apresenta no Estádio José Alvalade com a possibilidade de se isolar pela primeira vez no comando da prova.

Para isso, o Benfica terá de quebrar uma ‘maldição’ que o tem perseguido nesta época, em que perdeu os cinco ‘clássicos’ que disputou com Sporting (três) e FC Porto (dois), em todas as competições.

Para o Sporting, que na primeira volta venceu por categórico 3-0 em pleno Estádio da Luz, o triunfo permitirá distanciar-se de um adversário direto e conquistar importante margem de manobra para a fase final da Liga, na qual terá de defrontar o FC Porto e o Braga.

O treinador Jorge Jesus, que no defeso trocou a Luz por Alvalade, espera poder contar com o influente médio Adrien, enquanto o seu substituto no Benfica, Rui Vitória, recuperou Fejsa para o meio-campo, mas continua sem o defesa central Lisandro.

O único encontro marcado para hoje, com início às 20:45, coloca frente a frente o avançado benfiquista Jonas, melhor marcador da Liga e líder da Bota de Ouro europeia, com 26 golos, e o ponta-de-lança ‘leonino’ Islam Slimani, segundo ‘artilheiro’ da prova, com 18.

A quatro pontos do Sporting e a três do Benfica, o FC Porto, que reentrou na corrida pelo título há menos de um mês, precisamente, com um triunfo por 2-1 em pleno no Estádio da Luz, enfrenta no domingo um dos desafios mais complicados da temporada, em Braga, no terreno do quarto classificado.