A próxima temporada da I Liga de futebol terá dez clubes , dos 18 no total, que moram a norte de Portugal.

As entradas dos promovidos Moreirense e Penafiel acentuam a força do futebol a norte do país, que poderá ser reforçada caso o Desportivo das Aves vença o play-off de acesso à I Liga. Mesmo que Paços de Ferreira permaneça no escalão principal do futebol português - para isso precisa de vencer a eliminatória contra a formação da Vila das Aves - a 10.ª vaga será ocupada por uma equipa nortenha.

FC Porto, Boavista, SC Braga, Vitória de Guimarães, Penafiel, Moreirense, Rio Ave, Arouca, Gil Vicente são os nove clubes do Norte que farão parte da próxima temporada de futebol.

Com a descida do Olhanense para a II Liga, a zona algarvia ficará sem representantes no escalão máximo do futebol português. A região centro contará com as participações da Académica, Estoril, Benfica, Sporting, Belenenses e Vitória de Setúbal, totalizando seis equipas. A ilha da Madeira volta a colocar duas equipas, o Nacional e o Marítimo.

Ainda nas contas da subida da II para a I Liga, foi também uma equipa nortenha, o Desportivo de Chaves, que disputou até à 42.ª jornada um lugar no play-off.