A primeira volta da Primeira Liga 23/24 terminou com o Sporting no comando, um ponto à frente do Benfica e cinco à frente do FC Porto. Mais atrás vem o SC Braga. É um cenário bem diferente daquele que se vivia há um ano, no fecho da primeira volta da temporada 22/23. Aí, o Sporting era apenas quatro, a uns distantes 12 (!) pontos do líder, na altura o Benfica. O Braga era segundo e, curiosamente, o FC Porto era na mesma terceiro, igualmente a cinco pontos da liderança.
Sporting de longe o que mais melhorou
Os leões somavam, à 17.ª jornada de 22/23, apenas 32 pontos. Esta época somam 43. Um crescimento significativo, de 11 pontos, que deixa o Sporting na pole position à partida para a segunda volta. Os verdes e brancos são mesmo o únicos entre os 'grandes' a melhorar. O Benfica desce dois pontos em relação à última época, o FC Porto um e o Braga sete.
E não é só nos pontos somados que o Sporting está melhor. A turma de Rúben Amorim leva 40 golos marcados, mais sete do que há um ano, e sofreu menos dois golos.
O Benfica, por seu lado, tem menos oito golos marcados, mas tem menos um golo sofrido do que há um ano. O FC Porto (que ainda só marcou 25 golos) apontou menos 16 golos e sofreu mais um. Quanto ao Braga, está melhor a atacar (mais um golo marcado, mas mais 12 sofridos).
Para além do Sporting, só mais duas equipas melhoraram
Mas o pior registo pontual de Benfica, FC Porto e Braga não é exclusivo dessas equipas. Na verdade, só mais duas, para além do Sporting, conseguem ter mais pontos ao fim da primeira volta em 23/24 do que os que tinham na mesma fase da prova em 22/23.
Desde logo, salta à vista o V.Guimarães. Há um ano os vimaranenses estavam no 7.º lugar, com 24 pontos. Agora estão no 5.º posto (em igualdade com o 4.º, o Braga), com 33 pontos: uma melhoria de nove pontos.
A outra equipa com saldo positivo é o Famalicão: 15.º, com 18 pontos, ao fim de 17 jornadas em 22/23, é agora 7.º, com 22 pontos. Uma melhoria de quatro pontos.
De resto, e não olhando para as três equipas primovidas esta temporada, só registos negativos a esse nível. Destaque para o Desportivo de Chaves, atual último classificado, que há uma época levava mais onze pontos, e para o Arouca, com menos dez pontos do que há um ano.
Mais boas notícias para o Sporting
Olhando para outras curiosidades além da comparação do número de pontos em relação à temporada passada, há mais motivos para os sportinguistas encararem com otimismo a segunda volta. É que na última vez que os leões terminaram a primeira volta na frente foi há três anos, quando se sagraram campeões. E, apesar de a vantagem de um ponto no topo ser a diferença mais curta entre os dois primeiros no fim da primeira volta em onze anos, nos últimos 28 anos apenas por cinco vezes o líder isolado no fim da primeira volta não foi campeão.
Ainda assim, os leões terão de ter atenção para não repetirem a temporada de 2015/16. Aí lideravam com quatro quatro pontos de vantagem sobre FC Porto e Benfica, mas viram as águias acabarem a festejar o título.
Voltemos, porém, aos números que dão alento ao sonho do título para os lados de Alvalade: esta é a 17.ª vez que os leões dobram o campeonato no topo da tabela classificativa e só por três ocasiões os verdes e brancos deixaram, depois, fugir o título. Para além da já referida temporada de 15/16, tal sucedeu também apenas nas já longínquas épocas de 1976/1977 e 1970/1971. Curiosamente, em todas essas três ocasiões foi o Benfica a 'roubar' o título ao rival da Segunda Circular.
Comentários