Jorge Jesus fez ao início da tarde desta sexta-feira a antevisão do jogo com o Arouca, da 2.ª jornada da I Liga 2021/22. O técnico do Benfica falou das arbitragens, comentou o ataque do Benfica ao mercado e deixou uma garantia: Morato será titular frente ao Arouca.
Jesus com melhor arranque de sempre no Benfica: "Vivemos de vitórias. Quanto mais ganhar mais estabilidade e confiança dá. O significado é um sinal que este ano estamos melhores que o ano passado quando começámos. Apesar desse sinal temos também sentido no treino, no dia a dia, nos jogos que fizemos. O sinal mais importante é esse."
Sem Vertonghen, vai mexer no sistema? "Não é por causa dele que o sistema pode ser alterado. Amanhã [sábado] vai entrar o Morato e continuamos no mesmo sistema."
Umtiti apontado ao Benfica: "São jogadores que toda a gente conhece, mas penso que são jogadores que neste momento estão fora da nossa órbita. A lesão de Vertonghen faz pensar. Temos muito tempo para trabalhar. Uns 10 dias. Vamos pensar o que é o melhor para o Benfica e saber qual a gravidade do Vertonghen."
Críticas do Benfica a arbitragem: "Vai haver sempre erros na arbitagem, com VAR ou sem VAR... Somos humanos, quem decide são as pessoas, haverá sempre erros. O que queremos é que haja o mínimo de erros, por isso é que o VAR também existe, é uma ferramenta para ajudar. O que o Benfica quer é que haja o mínimo de erros nos jogos, principalmente nos que envolvem o Benfica, mas não fazemos qualquer tipo de pressão. O que queremos é, sabendo que haverá sempre erros, que pelo menos não prejudiquem o resultado do jogo."
Elogios a João Mário: "Agora o Benfica é uma equipa que tem melhores ideias defensivas e ofensivas, melhores automatismos, beneficiou com a entrada do João Mário, um jogador com características que não tínhamos, um jogador que sabe o que são ritmos de jogo, que sabe organizar o jogo quando este precisa, que sabe arriscar... Isso deu estabilidade à equipa, que melhorou defensivamente porque se conhece melhor. O sistema de três centrais favorece um pouco o Julian [Weigl] e tudo isso tem contribuído par a melhoria individual e coletiva da equipa".
Que Arouca espera encontrar? "Não temos um conhecimento muito profundo desta equipa. No início da temporada não há ninguém que esteja a 100 por cento e o Arouca anda à procura do seu espaço. É uma equipa organizada, rápida a sair para o contra-golpe, forte na bola parada... Temos de estar muito atentos porque caso contrário podem surpreender-nos. Mas também é verdade que o Arouca tem de se preocupar muito com o Benfica. Olhamos para o nosso rival com humildade e respeito, até porque no futebol não é necessariamente o mais forte que ganha. Acontece no basquete, no andebol, mas no futebol não. Mas estamos atentos a isso."
Yaremchuk preparado para ser titular? "Chegou há pouco tempo, estava fora do contexto do treino porque esteve de férias depois do Europeu e está à procura do seu espaço. Não há jogos particulçares, só jogos a sério. Vai ser aí que ele vai ter de fazer a pré-época, o seu espaço e conhecimento da equipa. Amanhã vamos aproveitar um pouco desse jogo para o lançar."
Futuro de Jota, Gedson ou Florentino: "Todos os jogadores que fizerem parte do plantel do Benfica são aposta. Temos um plantel de 26 ou 27 jogadores, é difícil jogarem todos, uns vão jogar mais do que outros. Mas fazem parte do plantel. Se estiverem na convocatória, em função das necessidades da equipa, serão escolhidos."
O Benfica-Arouca, da 2.ª jornada da I Liga, está marcado para às 18h00 deste sábado, na Luz.
Comentários