Um golo de Léo, na primeira parte, valeu o triunfo à União de Leiria sobre o Vitória de Guimarães hoje, na 12.ª jornada da Liga de futebol, em jogo disputado no Estádio Municipal da Marinha Grande.
Com muito sofrimento, os leirienses obtiveram a quarta vitória consecutiva no seu estádio esta época, conseguindo pontos preciosos para a luta que a equipa de Manuel Cajuda empreende, tentando fugir aos últimos lugares do campeonato.
O Vitória de Guimarães nunca conseguiu superar a organização contrária e interrompeu na Marinha Grande uma série de bons resultados.
A União de Leiria vinha de uma semana complicada, que culminou na saída de dois titulares por ordenados em atraso, mas entrou muito bem em campo. Nos primeiros 15 minutos, a equipa de Cajuda podia ter marcado três vezes, em remates de Léo, Ivo Pinto e Tiago Terroso.
O Vitória de Guimarães procurou ter o controlo da bola, mas raramente conseguiu assumir o comando da partida, mostrando dificuldade em chegar a Edgar e Toscano, os mais adiantados. Só aos 18 minutos surgiu com perigo junto da baliza de Gottardi, num bom remate de Toscano.
A melhor oportunidade dos vimaranenses surgiu aos 22 minutos, num cabeceamento vigoroso de Edgar que Gottardi defendeu bem.
Manuel Cajuda, que apostou com alguma surpresa em Marco Soares no centro da defesa depois de mais de um ano de ausência do jogador devido a lesão, viu o setor recuado responder bem à maior pressão vimaranense.
Acabou por ser outra das surpresas da equipa titular de Leiria a inaugurar o marcador. Aos 37 minutos, o brasileiro Léo aproveitou uma bola "picada" por Manuel Curto por cima da defesa e fez o primeiro golo da partida.
Rui Vitória tentou pressionar a improvisada defesa da União de Leiria com Faouzi ao lado de Edgar e Toscano mais atrás, conseguindo que o Vitória de Guimarães ganhasse velocidade na segunda parte, sem que se tornasse mais perigoso.
Os leirienses encostaram três médios à linha defensiva, abdicaram do ataque e raramente saíram a jogar. Mas "colavam-se" aos jogadores do Vitória de Guimarães assim que estes passavam o meio campo, anulando espaços e tornando o jogo feio mas eficaz para segurar o 1-0.
A um quarto de hora do fim, Rui Vitória apostou tudo, saindo o lateral Bruno Teles para entrar o avançado Soudani.
Mas nem assim o Vitória encontrou forma de passar o muro defensivo dos leirienses que, nos minutos finais, ainda desperdiçaram as melhores oportunidades. Mas, Luís Leal e Jô deslumbraram-se diante de Nilson.
Mesmo assim, a União de Leiria segurou o triunfo, algo que não conseguia diante do Vitória de Guimarães desde 2006.
Comentários