O Valladilid assumiu que ainda não sabe se exercerá ou não a cláusula de opção de compra de Gonzalo Plata, jogador que se encontra emprestado ao clube espanhol pelo Sporting.

"A verdade é que é um valor complicado. Mas temos a cláusula e podem acontecer diferentes situações. Ainda é cedo, não analisámos nem falámos nisso", frisou o diretor desportivo do Valladolid, Fran Sánchez.

O dirigente contou também como se processou a ida de Plata para o clube, processo que não foi fácil. "Tinha tudo fechado com um clube forte de Itália. Depois houve interesse de clubes da Primeira, o Sporting parecia que queria ficar com ele nessa altura e nós estivemos à espera do nosso momento, sempre em contacto com o jogador e o seu representante, dizendo-lhe que jogar na Segunda, com um papel de destaque, podia ajudá-lo a dar o passo seguinte na próxima época. Ele aceitou o desafio e nós quisemos ter uma opção de compra, para qualquer eventualidade", explicou em entrevista ao 'El Diario de Valladolid'.

O nome de Plata esteve na ordem do dia recentemente e não pelos melhores motivos, depois de o jogador se ter visto envolvido num acidente de viação e no teste de álcool ter acusado o dobro (0,60) do que é permitido por lei em Espanha.

"O miúdo cometeu um erro grave, um erro que é difícil de entender. Como disse na conferência de imprensa, tem 21 anos, aconteceu-lhe muita coisa e a vida que tem agora não é a mesma que tinha há cinco anos. A formação e educação é diferente. Ele sabe que se enganou, que esteve muito mal e que o erro podia ter sido muito pior", frisou Fran Sánchez.

"Falámos com o titular dos seus direitos. Perguntou-nos o que aconteceu e como se estava a comportar. Dissemos que cometeu um erro grave, que vinha sendo um miúdo tímido, com as idas à seleção a prejudicá-lo. Em três meses e meio esteve mês e meio fora...", sublinhou.

Plata soma até ao momento quatro golos em 12 jogos pelo Valladollid, que ocupa atualmente o quinto lugar do segundo escalão do futebol espanhol.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.