Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sábado com o FC Porto, Manuel Machado recordou as duas derrotas de dezembro, com os “dragões” para a Taça de Portugal (0-3) e Taça da Liga (0-2), referindo que, em termos teóricos «a margem de sucesso é de facto reduzida». 

«Cada jogo é um jogo que tem de ser enfrentado com pensamento positivo na vitória e não iremos fugir dessa maneira de lidar neste jogo, independentemente dos resultados anteriores», explicou.

Lembrando que o futebol «está cheio de surpresas e imponderáveis», o treinador dos insulares exemplificou o caso do campeão europeu Chelsea “que perdeu (1-0) na última jornada com o último classificado (Quens Park Rangers) da Liga inglesa.

«Vamos enfrentar o jogo de forma positiva, tentando corrigir os erros que estiveram presentes nos dois últimos encontros com o FC Porto, que nos penalizaram. Vamos fazê-lo na perspetiva de fazermos melhor e fazer melhor é tentar trazer alguma coisa do Dragão, se não for os três pontos, que possamos trazer um», observou Manuel Machado.

Apesar do histórico entre as duas equipas ser desnivelado a favor do FC Porto, o técnico revelou que o Nacional «não vai mudar nada e vai ser igual a si próprio, tentando melhorar de jogo para jogo». 

Globalmente, revelou que a equipa «já fez um pouco melhor nos últimos seis jogos», reconhecendo «não ter melhorado tanto» quanto gostaria. 

«Houve algumas melhorias nos vários indicadores, golos marcados e sofridos e nos pontos realizados, que resultaram nalguma melhoria na tabela classificativa, mesmo sem ter consolidado a posição que a equipa procura para rapidamente entrar na primeira metade da tabela e depois entrar no primeiro terço», explicou.

O Nacional é o 11.º classificado, com 12 pontos, enquanto o FC Porto é segundo, com 29, a três do Benfica mas com menos um jogo.

As duas equipas defrontam-se na noite (20h30) de sábado no Estádio do Dragão, em jogo relativo à 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol que será arbitrado pelo portuense Rui Costa.