O treinador do Benfica, Rui Vitória, prepara-se para defrontar o FC Porto pela 14.ª vez na carreira, não tendo somado qualquer triunfo diante dos portistas, em vésperas do clássico da quinta jornada da I Liga de futebol.
Desde que iniciou a carreira de técnico principal, em 2002, ao serviço do Vilafranquense, Rui Vitória cruzou-se com os ‘azuis e brancos' em 13 ocasiões, sofrendo nove desaire e conseguindo quatro igualdades, uma transformada em vitória, pelo Fátima, no desempate por grandes penalidades.
De resto, foi precisamente ao comando do clube de Vila Franca de Xira que o técnico, de 45 anos, se estreou em jogos com o FC Porto, numa partida dos oitavos de final da Taça de Portugal, em 2003/04.
A 21 de janeiro de 2004, o Vilafranquense, então na II divisão B, deslocou-se ao antigo Estádio das Antas e acabou por ser goleado por 4-0, frente a um FC Porto que era orientado por José Mourinho e viria a sagrar-se campeão europeu.
Quase três anos e meio depois, Rui Vitória reencontrou os ‘dragões', no decorrer da primeira edição da Taça da Liga, conduzindo o Fátima, da Liga de Honra, a um surpreendente triunfo no desempate por grandes penalidades.
Depois de 90 minutos sem golos, no Estádio Municipal de Fátima, a 26 de setembro de 2007, o conjunto da casa impôs-se por 4-2 nos panáltis, com Pedro Duarte a parar o pontapé de Lino e Mariano Gonzalez a acertar no poste direito.
Em 2010/11, o técnico estreou-se na I Liga, ao comando do Paços de Ferreira, perdendo em casa por 3-0, no jogo da primeira volta, e empatando 3-3 no Dragão, à 29.ª e penúltima jornada da prova.
A 08 de maio de 2011, o FC Porto esteve a vencer por 2-0 e 3-1, mas um ‘hat-trick’ do atual jogador do Benfica Pizzi (47, 59 e 87 minutos) custou o terceiro empate na prova aos ‘dragões’, que, assim, não puderam igualar o melhor registo da história da prova – 28 triunfos e dois empates dos ‘encarnados’, em 1972/73.
Em 2011/12, Rui Vitória mudou-se para o Vitória de Guimarães, pelo qual disputou nove encontros com o FC Porto, sendo que os seis primeiros saldaram-se por outras tantas derrotas, uma delas na Supertaça de 2013 (0-3) e outra na Taça de Portugal de 2013/14 (0-2 em casa, na quarta ronda).
Nessa época, Rui Vitória defrontou os ‘azuis e brancos' em quatro jogos, mas apenas no último, referente à segunda volta da I Liga, conseguiu ‘roubar' pontos ao adversário, na sequência de uma igualdade 2-2 na Cidade-Berço.
Já os dois encontros da temporada passada (2014/15) terminaram com um empate (1-1), em Guimarães, e uma derrota (1-0), no Porto.
O 14.º confronto deste historial está marcado para domingo, a partir 19:15, no Estádio do Dragão, quando FC Porto e Benfica disputarem o clássico da quinta jornada da I Liga.
Comentários