O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, concedeu esta segunda-feira uma entrevista à TVI, onde abordou vários tópicos relacionados com o universo encarnado.

A recente informação que dá conta de uma investigação feita pela Polícia Judiciária à transferência de Júlio César do Belenenses para o SL Benfica foi o tema de arranque da entrevista conduzida por Judite de Sousa ao qual Vieira respondeu:

«O melhor bem que tenho na vida é a minha família. Depois são os 10 anos de trabalho que tenho a tentar credibilizar o Benfica, que hoje é uma instituição com credibilidade. Não venho justificar nada, quem o terá de fazer é quem nos caluniou», começou por dizer sobre a investigação da PJ ao Benfica.

«O Benfica comprou um jogador ao Belenenses por um milhão de euros, entregou as respectivas letras e não houve intervenção de mais alguém. Depois apareceu alguém que tinha alegadamente direito a receber uma percentagem. Nem sequer entendo porque o nome do Benfica foi chamado a esta situação», afirmou o dirigente encarnado.

Investigação a Jorge Jesus

O nome do técnico encarnado tem sido envolvido diariamente na investigação da Polícia Judiciária às alegadas comissões de transferências de jogadores. Sobre Jorge Jesus, o presidente encarnado foi claro: «Temos sempre boas salas para receber as pessoas que vão investigar o Benfica. Nunca ouvi falar de pagamentos nem de comissões sobre a transferência do Júlio César.»

Outra transferência de um guarda-redes do SL Benfica a ser investigada pela PJ é a de Roberto, guardião espanhol que custou 8,5 milhões de euros. Vieira afirma que a transferência de Roberto foi conduzida com o máximo de rigor dentro da legalidade e afirma que mantém a confiança em Jorge Jesus.

«Foi tudo feito com legalidade. No jornalismo atiram as pessoas para a lama e sem razão de ser. A Polícia Judiciária foi lá pedir o contrato do Roberto e nós mostrámos. Está tudo definido, até porque o dinheiro deixa rasto. O que é mau é que a PJ entenda que existem coisas anormais. Aliás, podiam criar uma brigada para investigar todas as instituições e as transferências, especialmente os primeiros classificados dos últimos 10 anos.»

«Mantenho a confiança em Jesus e espero que a PJ investigue. E se ele for constituído arguido continuarei a confiar nele e a manter toda a confiança no seu trabalho», garantiu Luis Filipe Vieira.

Garante Roberto no plantel

A contratação de Roberto levantou muitas dúvidas no universo encarnado, nomeadamente devido ao elevado valor pago pelo SL Benfica pela contratação do guarda-redes espanhol.

Luís Filipe Vieira garantiu a continuidade do guarda-redes na próxima época. «Roberto faz parte do plantel e vai continuar a fazer. Comprámos o guarda-redes por 8,5 milhões de euros, algo que muitos criticam, mas só no fim poderemos dizer se foi bom ou mau negócio. Agora, ele é jogador do Benfica».

No entanto, questionado sobre se o negócio envolvendo Roberto tinha sido positivo, Vieira deixou uma declaração curiosa: «Não sei... E não sei por quanto será vendido. E os benfiquistas sabem que já comprei por 1 milhão e vendi por 30 milhões...»

Fábio Coentrão e o Real Madrid

O lateral esquerdo do SL Benfica, Fábio Coentrão, tem revelado o desejo de sair do clube encarnado para ingressar no Real Madrid. A clausula de rescisão de Coentrão está fixada nos 30 milhões de euros, valor que o clube espanhol terá de pagar ao SL Benfica para garantir os serviços do lateral esquerdo.

Questionado sobre a possível saída de Coentrão, Luís Filipe Vieira assegurou que o jogador do SL Benfica só sairá «pelo valor da clausula».

«O Fábio é jogador do Benfica e apresenta-se dia 22 na nossa casa, para regressar ao trabalho. Ele disse que o faria, a nós e à comunicação social, portanto não há muito a falar... Ele tem uma cláusula de 30 milhões de euros e, se alguém o quiser, tem de chegar com esse valor. Aí não poderemos fazer nada. Por menos, não sai, porque queremos o jogador para fazer parte do futuro do Benfica. Nós queremos manter o Fábio e ele também já disse que se apresenta a 22 para trabalhar».

Rui Costa e a próxima época

Sobre o alegado mau estar com Rui Costa, Luís Filipe Vieira assegurou que a próxima época já está a ser preparada com o director desportivo encarnado com algumas «melhorias» no planeamento.

 «Ainda hoje estivemos a trabalhar no plantel da próxima temporada com o Jesus. Não fomos muito competentes para ganhar, portanto vamos ter de melhorar muita coisa. Agora daí a pensarem que há uma divisão entre nós é diferente. Se calhar temos ambos de fazer outro tipo de trabalho nesta temporada. Este ano em que vamos entrar o Benfica terá de fazer uma abordagem diferente à equipa e fazer com que impere a humildade.»