Declarações de Vítor Bruno, treinador do FC Porto, e de Rodrigo Mora, médio dos Dragões, após a vitória por 3-0 sobre o Moreirense.
Vítor Bruno
Análise ao jogo: "Um jogo bem conseguido, no geral. Fizemos um bom jogo, com bola em muitos momentos os posicionamentos estavam lá, mas faltava encontrar as ligações certas, não conseguimos alimentar os alvos que tínhamos identificado. Marcamos, tivemos mais um momento de aproximação num cabeceamento [de Samu]. Na segunda parte continuamos à procura, até ao 2-0, jogo dividido. Depois do 2-0 controlámos com bola e sem bola, não me recordo de nenhuma ocasião do Moreirense."
FOTOS: As melhores imagens do Moreirense-FC Porto
Três pontos: "Fica a vitória, que é dos jogadores, estou muito contente por eles. Num campo extremamente difícil e os números provam-no. Muito contente pelos jogadores, muito mérito para eles. Essa fome foi muito visível no momento sem bola, em que a equipa foi muito agressiva. Como disse antes, faltou apenas ligar com os alvos que estavam identificados."
Rodrigo Mora: "É é a estreia dele a titular na equipa principal. Muitas vezes as maiores vitórias dos treinadores é sentir o crescimento dos jogadores e perceber que eles começam a corresponder à exigência alta, que muitas vezes nas etapas formativas não há. Passa-se muito tempo com bola, sem bola nem tanto. Aqui há outras competências que precisam de ser adquiridas. É bom perceber que ele está a crescer, tem competência para poder ter o seu momento, desenvolver o seu futebol que toda a gente gosta e eu adoro. Agora ele tem de estar preparado, aqui é tudo mais rápido, mais intenso, com mais pressão. Ele tem tido capacidade par dar esses sinais também."
FC Porto arriscou na pressão alta? "Foram riscos calculados, nunca fugimos muito ao nosso padrão com bola. Na bola parada, até acho que tem sido um hábito recente ter homens na cabeça da área para sair uma hipotética saída do adversário. A equipa foi audaz, ambiciosa e vinha magoada, o resultado recente aqui tinha deixado marca. Foi importante conquistar mais três pontos".
Significado de ir dormir na liderança: "Nesta fase, interessa-nos pouco, não há campeões de ano civil ou campeões de inverno. Há campeões no final da época. O que queremos é levar uma taça real para o museu. Se passamos o ano em 1.º, 2.º ou 3.º... Neste momento estamos na frente, mas os adversários ainda não jogaram".
Rodrigo Mora
Estreia a titular e logo com golo e assistência: "Pensei apenas na vitória, consegui fazer um golo e uma assistência, mas a vitória era o mais importante. Agora o foco está apenas no jogo com o Boavista."
Derrota na Taça diante do Moreirense pode ter pesado? "Tínhamos de entrar a dar o máximo, já perdemos uma vez aqui, é uma fase importante e queríamos muito vencer. Agora há que continuar a trabalhar. Quanto à titularidade não me compete decidir, estou aqui para ajudar como todos os outros."
Celebração com Samu: "Temos uma boa relação dentro e fora de campo. Tínhamos dito que ia fazer uma assistência para ele neste jogo e estamos os dois muito contentes."
Sabor de dormir na liderança: "O nosso objetivo é sermos campeões, vamos dormir muito bem."
O FC Porto assumiu hoje a liderança isolada provisória da I Liga de futebol, ao vencer por 3-0 em casa do Moreirense, em jogo da 15.ª jornada da prova.
Um golo de Samu, aos 16 minutos, adiantou os 'azuis e brancos', que voltaram a ganhar fora depois de dois jogos consecutivos sem vencer em reduto alheio, tendo Rodrigo Mora (66) e André Franco (88) sentenciado o encontro, frente a um Moreirense que perdeu pela primeira vez em casa esta temporada.
Com este triunfo, o FC Porto assumiu provisoriamente o comando, com 37 pontos, mais um do que o campeão em título Sporting, que, no domingo, se desloca a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, enquanto o Moreirense é para já oitavo classificado, com 20.
Comentários