Luís Duque, atual presidente da Liga e candidato às próximas eleições, lamentou a posição de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, relativamente ao sorteio dos árbitros, recentemente aprovado pelos clubes profissionais.

"A votação foi um cartão amarelo apontado à administração da arbitragem. Surpreendentemente, quem devia ter feito um 'mea culpa', ou devia ter abordado o assunto de outra maneira para perceber aquilo que estava mal, veio censurar quase de forma insultuosa a posição da maioria dos clubes, o que é completamente intolerável. Não é assim que se discutem as coisas. Independentemente de eu concordar com a solução ou não, foi a solução dos clubes e terei que defendê-la. Se for perguntar aos clubes que votaram pelo sorteio, esses clubes dirão sempre que a nomeação é a melhor das soluções, mas há aspetos que devem pelo menos ser clarificados", salientou Duque no momento da entrega da sua lista de candidatura na sede da Liga, no Porto.

"Ainda há algumas interrogações, nomeadamente aquela provocada pela nomeação do árbitro para a final da Taça. Era um jogo importante e um árbitro teoricamente já desclassificado. Nenhuma palavra ouvimos de quem de direito, a nossa preocupação foi essa", explicou.

"Se Vítor Pereira foi hipócrita? Estas coisas têm de ser sempre conversadas, consertadas, de forma a tentar chegar a um consenso, debatendo tudo até à exaustão, sem questões pessoais. Vítor Pereira, enquanto presidente do Conselho de Arbitragem, deve uma satisfação maior aos clubes que não é apenas dizer que o sorteio não é solução. Nós se calhar também achamos que o sorteio não é solução, mas as coisas como estão também não são solução. Vamos tentar encontrar soluções alternativas para melhorar o sistema da arbitragem", acrescentou.

O sorteio de árbitros foi aprovado no passado dia 28 de junho, com 28 votos a favor, 16 contra e uma abstenção. A proposta foi apoiada pelo Sporting e FC Porto e com voto contra do Benfica.

*Artigo corrigido às 17h54.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.