Um golo solitário de Soudani deu, hoje, ao Vitória de Guimarães uma vitória sobre o Moreirense, em jogo que serviu de apresentação do clube promovido à Liga de futebol.

Num jogo entre vizinhos, com o Vitória de Guimarães a "apadrinhar" o regresso, após sete épocas, do Moreirense à Liga principal, reinou o equilíbrio e o espírito de festa que se viveu nas bancadas forradas por muitos adeptos da casa, mas também de vitorianos.

Nem António Magalhães, presidente da Câmara de Guimarães, município "berço" de ambos os clubes, faltou à chamada, tendo acompanhado o encontro ao lado de Vítor Magalhães e de Júlio Mendes, presidentes do Moreirense e do Vitória de Guimarães, respetivamente.

O treinador Jorge Casquilha apostou num "onze" inicial que contou com quatro reforços: os defesas Diego Gaúcho (ex-Astra, da Roménia ), Nilson Júnior (ex-CRB, Brasil) e Ricardo Pessoa (ex-Portimonense) e o médio Manuel Curto (ex-União de Leiria).

Do lado dos vitorianos, destaque para as entradas de início de Marco Matias (avançado, ex-Freamunde) e de André (médio, ex-Varzim).

O único golo da partida foi desenhado por Ricardo, que cruzou para o argelino Soudani encostar, de cabeça, sem dar hipóteses ao guardião Ricardo Ribeiro (22 minutos).

O Moreirense acabaria por reagir à desvantagem após o intervalo, com ofensivas protagonizadas por Fábio Espinho, aos 46 e aos 54 minutos.

Rui Vitória deu ordem de entrada a mais reforços: o avançado Milan e o guarda-redes Matej, ambos emprestados pelo Chelsea, e o médio Harmony, emprestado pelo Milan, e Siaka Bamba (médio, ex-Feirense). Dinis, que na época 2011/12 esteve emprestado ao Trofense, também teve oportunidade de mostrar trabalho, a par de Josué que regressou ao Minho após uma temporada no Desportivo de Chaves.

O médio brasileiro Vinícius - cujo empréstimo, válido por uma temporada, pelo Sporting de Braga ao Moreirense foi oficializado hoje - chegou a estar em campo cerca de 18 minutos, tendo sido a "surpresa" da tarde. Mário Mateus (médio, ex-Atlético) também foi testado, a par do extremo Adilson (jogador do Futebol Benfica, da 3.ª Divisão) que tem vindo a treinar à experiência com o plantel dos "axadrezados" minhotos, mas ainda não conquistou um lugar definitivo na equipa.

O próximo jogo treino do Moreirense está agendado para sábado, às 16:00, em Famalicão.

O Vitória de Guimarães marcou a sua apresentação oficial aos associados para quinta-feira, pelas 22:00, numa cerimónia na Plataforma das Artes, equipamento vimaranense inaugurado no âmbito da Capital Europeia da Cultura.

Campo de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Moreirense - Vitória de Guimarães, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador:
0-1, Soudani, 22 minutos.

Equipas:
- Moreirense: Ricardo Ribeiro, Ricardo Pessoa, Diego Gaúcho, Nilson Júnior, Augusto, Manuel Curto, Filipe Gonçalves, Pintassilgo, Fábio Espinho, Wagner e Rafael Lopes.
Jogaram ainda, Ricardo Andrade, Ghilas, Ricardo Fernandes, Vinícius, Mário Mateus e Ferreira.
- Vitória de Guimarães: Douglas, Amorim, N'Diaye, Defendi, Bruno Teles, Ricardo, André, El Adoua, Barrientos, Marco Matias e Soudani.
Jogaram ainda, Dinis, Toscano, Freire, Olímpio, Milan, Harmony, Matej, Josué, Siaka Bamba e Kaká.

Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: Nada a registar
Assistência: Cerca de 1.500 espetadores.