O Vitória de Guimarães conta regressar em breve aos treinos com a equipa principal e o médico do clube, Filipe Guimarães, num vídeo publicado nas redes sociais do clube, explicou que procedimentos serão adotados na Academia dos vimaranenses aquando desse retomar da atividade.

Tal como já sucedeu noutras equipas, os futebolistas chegarão ao centro de treinos já equipados de casa e não utilizarão os balneários. Está também prevista a realização de testes de rastreio à COVID-19 para todos os jogadores, elementos da equipa técnica e restante staff.

"O regresso do Vitória aos treinos vai acontecer num futuro próximo e está a ser preparado em articulação estreita ente departamento médico, administração da SAD e equipa técnica. Vai seguir todas as recomendações das entidades sanitárias e da Direção Geral de Saúde. O nosso objetivo é que aconteça com o máximo de segurança para todos os intervenientes neste processo", sublinhou Filipe Guimarães.

O médico acrescentou ainda que os treinos serão individualizados, com os atletas a trabalharem em grupos reduzidos e com distância de segurança. "Os treinos acontecerão na Academia, que foi submetida a um processo de higienização e foram definidos fluxos de circulação de pessoas para evitar cruzamentos e distanciamentos. Nesta fase de treinos individualizados os atletas virão equipados de casa e não vão utilizar as instalações de balneários e ginásios da Academia. Vão treinar em grupos reduzidos para que haja distanciamento de segurança. Vamos fazer o melhor que pudermos para que, com paciência, sentido de responsabilidade e esperança, possamos vencer este desafio", referiu o clínico.

Filipe Guimarães confirmou ainda que o departamento médico e os restantes funcionários vitorianos envolvidos nos treinos vão utilizar equipamentos de proteção individual, estando os atletas também obrigados a utilizar esses equipamentos quando interagirem com essas pessoas.

Os jogadores do Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga, com 37 pontos, estão a treinar em casa desde 12 de março, dia em que o campeonato foi oficialmente suspenso, com 10 jornadas por disputar.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 198 mil mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 766 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 880 pessoas das 23.392 confirmadas como infetadas, e há 1.277 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.