O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje querer dar outra imagem depois da pesada derrota caseira na última jornada da I Liga de futebol e mostrou-se satisfeito por ter um plantel «mais equilibrado».

Os defesas centrais Abdoulaye e Jean Pablo, os médios André Santos e Tiago Rodrigues e os avançados Nii Plange e Malonga reforçaram o Vitória nos últimos dias do “mercado”, constituindo soluções que permitem a Rui Vitória enfrentar as diversas provas, Liga Europa incluída, com outra perspetiva, ainda que o técnico tenha frisado que não espera que os novos jogadores sejam os «salvadores da pátria».

Os minhotos vêm de uma derrota em casa com o Vitória de Setúbal por números expressivos (4-1) e diante do Rio Ave, no sábado, na quarta jornada do campeonato, Rui Vitória quer apagar a má imagem deixada e recuperar a autoestima da equipa.

«Sim, queremos dar outra imagem, mas mais para nós do que para o exterior, temos o nosso orgulho e queremos voltar às vitórias. No último jogo tivemos 12 minutos de desconcentração», disse.

Sobre a deslocação a Vila do Conde, disse esperar um «jogo difícil», destacando que o Rio Ave manteve praticamente a mesma equipa da época passada.

«Isso é uma vantagem grande porque têm os processos todos assimilados», considera.

O treinador disse que gostaria de estar a trabalhar há mais tempo com o grupo reforçado, mas a paragem de duas semanas na I Liga acabou por ser positiva para fazer a integração dos novos jogadores.

«Foi um bom período, trabalhámos com alguma tranquilidade, mas também não é em 15 dias que se vai modificar tudo», disse.

O Vitória vai fazer quatro jogos em 13 dias, três para o campeonato (Rio Ave, Benfica e FC Porto) e um para a Liga Europa (diante dos croatas do Rijeka, entre o jogo em Vila do Conde e a receção aos "encarnados"), situação para a qual a equipa está preparada, avaliou.

O treinador notou ainda que a participação na Liga Europa pode trazer «oscilações» durante a época, dando o exemplo recente de casos como o Marítimo e Académica, que tiveram quebras de rendimento.

«Nós antecipámos cenários e, por isso, ter estas novas soluções foi já nessa perspetiva. Hoje temos um plantel mais equilibrado e mesmo que haja algum percalço temos alternativas», disse.

O Vitória de Guimarães volta a treinar na sexta-feira, às 10h00, e a lista de convocados para o jogo com o Rio Ave é divulgada no final do apronto.