Júlio Adrião e Fernando Oliveira vão disputar na sexta-feira as eleições para a presidência do Vitória de Setúbal, numa altura em que a equipa de futebol já garantiu a permanência na I Liga de futebol.

A dois dias do ato eleitoral mais disputado dos últimos anos, com duas listas concorrentes, a candidatura de Júlio Adrião apresenta como trunfo eleitoral o potencial investidor de origem árabe Karim Al-Fayed, ex-vice-presidente do Fulham, de Inglaterra.

Karim Al-Fayed é filho do magnata árabe Mohamed Al-Fayed e irmão de Dodi Al-Fayed, que morreu em Paris no acidente de viação que também causou a morte da Princesa Diana.

Segundo fonte da candidatura, Karim Al-Fayed é o investidor que tinha sido anunciado na apresentação da lista de Júlio Adrião à direção do clube sadino, estando já previsto que se desloque a Setúbal na próxima semana, caso a Lista B, encabeçada por Júlio Adrião, vença as eleições de sexta-feira.

A construção de uma academia de futebol e a modernização do atual estádio do Bonfim são promessas eleitorais de Júlio Adrião, que pretende igualmente construir uma equipa de futebol capaz de recuperar o prestígio e a glória conquistados nos anos 70.

O atual presidente do Vitória de Setúbal, Fernando Oliveira, que renunciou ao mandato na sequência do pedido de destituição da direção por um grupo de sócios liderado por Júlio Adrião, decidiu, no entanto, recandidatar-se, contando com o apoio do antigo presidente Fernando Pedrosa, mandatário da candidatura.

Mas o principal trunfo de Fernando Oliveira é a prestação da equipa de futebol sob o comando do treinador José Couceiro, que tem vindo a evoluir de forma significativa nos últimos meses, tendo já praticamente garantida a permanência na I Liga, principal objetivo definido no início da época desportiva.

Incomodado com o pedido de destituição da direção, Fernando Oliveira afirma-se convicto de que a candidatura de Júlio Adrião só apareceu agora porque o clube está a entrar numa nova era, graças à viabilização do Processo Especial de Revitalização (PER) no passado mês de janeiro.

Na apresentação da candidatura, Fernando Oliveira lamentou que Júlio Adrião não se tivesse apresentado há alguns anos, quando ele próprio se candidatou à presidência do clube, num momento de grandes dificuldades em que não havia ninguém interessado em dirigir o Vitória de Setúbal.

Independentemente do resultado das eleições, José Couceiro deverá continuar a ser o treinador da equipa do Vitória de Setúbal, uma vez que elementos da lista de Júlio Adrião já manifestaram total confiança no técnico, assegurando que pretendem apenas "mudar o que está mal e não aquilo que está bem".

As eleições para os diferentes órgãos sociais do clube decorrem entre as 10:00 e as 22:00 de sexta-feira, no pavilhão Antoine Velge, junto ao estádio do Bonfim.