O FC Porto bateu, no Estádio do Dragão, o Vitória de Guimarães por 4-0, em jogo a contar para a segunda jornada da liga portuguesa.
Como era sua obrigação, desde os primeiros minutos, o FC Porto pegou nas rédeas do jogo e encostou o Guimarães ao seu meio-campo defensivo.
Aproveitando os dois laterais bem subidos, Alex Sandro na esquerda e Danilo na direita, os dragões faziam chegar a bola à área com facilidade, com Atsu e Hulk muito móveis na frente de ataque.
Embora sem criar grande perigo, o golo parecia mais perto para os azuis e brancos e chegou mesmo ao minuto 16, com Lucho a emendar com classe o que originalmente era um passe. A bola do argentino é intercetada por um defesa vimaranense e na segunda tentativa Lucho não esteve por meias medidas e colocou a bola em jeito, abrindo o marcador no Dragão.
Como até então, o FC Porto continuou mandão mas sem criar sufoco na área vimaranense. Mais ativo na esquerda, Alex Sandro tabelava, ora com Hulkora com Atsu, mas a bola nem sempre chegava ao destinatário final, Jackson Martínez, que poucas chances teve de brilhar.
Na entrada para o segundo tempo, o FC Porto manteve o ritmo, mas o Vitória apareceu mais atrevido em campo e surgiram as primeiras defesas de Helton, com o FC Porto aparentemente descansado no 1-0. Aos 56’, Soudani leva o perigo à baliza portista, mas o remata acaba por morrer nas mãos de Helton.
O conjunto não funcionava e o que ameaçava complicar-se foi resolvido pelo suspeito do costume: Hulk. Num lance ao seu estilo, aos 66’, o brasileiro encontrou espaço na zona frontal da área e disparou forte sem hipóteses para Douglas. 2-0 no Dragão, alívio e muitos adeptos nas bancadas certamente a pensar como será o FC Porto sem Hulk, caso este venha mesmo a sair até dia 31.
O FC Porto tranquilizou e o Guimarães perdeu o fôlego. Cinco minutos volvidos e “El Comandante” bisou no jogo. Alex Sandro em mais uma arrancada pela esquerda fez um cruzamento-remate, Douglas com uma sapatada afastou, mas colocou a bola nos pés de Lucho, que só teve de encostar.
O Vitória de Guimarães desmoronou-se em definitivo e o FC Porto aproveitou para consumar a goleada, com Jackson Martínez a estrear as redes do Dragão em grande estilo, com um pénalti à Panenka.
Vitória segura do FC Porto na segunda jornada e a primeira da temporada para o campeonato. Dragões somam quatro pontos, igualam o Sporting de Braga e ficam à espera do que possam fazer Benfica e Sporting.
Comentários