Wendel, um dos reforços do Sporting neste mercado de inverno, chegou a prestar provas no Benfica, em 2014. Martins Ventura, preparador físico que já esteve nos juniores dos 'leões', foi o responsável pela chegada do jogador, então com 16 anos, a Portugal.

Nessa altura, refere o jornal Record, Wendel teve oportunidade de trabalhar no Seixal, após uma conversa entre Martins Ventura e Armando Jorge Carneiro, na altura diretor do Caixa Futebol Campus.

Segundo a mesma publicação, o facto de o médio ter apenas 16 anos acabou por levantar algumas objeções, que levaram a que o jogador não ficasse nos 'encarnados'.

"Quando soube da decisão chorou muito e foi difícil superar a desilusão, mas as regras da FIFA são rígidas e foi de todo impossível contornar o problema", afirmou Martins Ventura.

Quatro anos depois, Wendel está de volta a Portugal, agora para jogar no rival Sporting, onde já realizou o primeiro treino. O ex-jogador do Fluminense assinou contrato válido por cinco anos e fica 'blindado' por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.