O défice registado, correspondente às transações realizadas entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano, resulta da diferença entre os 5,4 ME recebidos na venda de atletas e os 28,28 ME gastos em aquisições.

À semelhança de 2010, os “leões” mantêm a balança negativa, mas agravada em 19,1 ME, no ano em que mais investiram na equipa profissional de futebol e em que viram chegar o jogador mais caro da história do clube: Elias.

O médio brasileiro, ex-Atlético de Madrid, custou aos cofres “leoninos” 8,85 ME, verba que pulverizou o anterior recorde, que pertencia ao chileno Rodrigo Tello (7 ME).

Além do internacional “canarinho”, também o holandês Ricky Van Wolfswinkel (ex-Utrecht) teve direito a entrada direta no “top-5” dos “leões” mais caros, enquanto Jeffrén (ex-Barcelona), Diego Capel (ex-Sevilha) e Bojinov (ex-Parma) foram os outros destaques da bolsa “verde e branca” de 2011.

Sem qualquer aquisição no “mercado” de janeiro, a formação de Alvalade investiu em mais cinco jogadores durante o defeso que encerrou esta quarta-feira, sendo que apenas o guarda-redes brasileiro Marcelo Boeck (ex-Marítimo) foi resgatado a um clube luso.

Em contraste com o forte investimento realizado, o Sporting somou apenas 5,4 ME em vendas (menos 14,6 ME que no ano passado) com Liedson (Corinthians), em janeiro, e Vukcevic (Blackburn Rovers) à cabeça.

No último dia do “mercado”, o “mal-amado” Hélder Postiga viajou para Saragoça, enquanto Yannick Djaló ainda aguarda a confirmação da transferência para o Nice, que, no entanto, será insuficiente para anular o défice deste ano.

- SAÍDAS:

Jogador Clube Valor (ME)

--------------------------------------------------------------

Vukcevic Blackburn Rovers (Ing) 2,3

Liedson Corinthians (Bra) 2,1

Sinama-Pongolle Saint-Etiènne (Fra) 0,5

Hélder Postiga Saragoça (Esp) 0,5 (a)

TOTAL: 5,4 ME.

- ENTRADAS:

Jogador Clube Valor (ME)

--------------------------------------------------------------

Elias Atl. Madrid (Esp ) 8,85

Van Wolfswinkel Utrecht (Hol) 5,4

Jeffrén FC Barcelona (Esp) 3,75

Diego Capel Sevilha (Esp) 3,5

Bojinov Parma (Ita) 2,6

Carrillo Alianza Lima (Per) 1,3

Diego Rubio Colo Colo (Chl) 1

Schaars AZ Alkmaar (Hol) 0,85

Rinaudo Gimnasia (Arg) 0,53

Marcelo Boeck Marítimo 0,5

Santiago Árias La Equidad (Col) Custo zero

Alberto Rodríguez Sp. Braga Custo zero

Oguchi Onyewu AC Milan (Ita) Custo zero

Luis Aguiar Peñarol (Uru) Custo zero

Atila Turan Grenoble (Fra) Custo zero

Insúa Liverpool (Ing) Custo zero

TOTAL: 28,28 ME.