Fez-se história no futebol português: pela primeira vez, uma equipa de arbitragem feminina dirigiu um jogo dos campeonatos profissionais. A árbitra Catarina Campos apitou o jogo entre Paços de Ferreira e Feirense, referente à 22.ª jornada da Segunda Liga Portugal, esta tarde.

Catarina Campos já tem experiência em arbitrar jogos masculinos, dirigindo jogos da Liga Revelação e Campeonato de Portugal. No entanto, esta foi uma estreia absoluta no que concerne a escalões profissionais.

Na equipa da árbitra principal estavam as assistentes Andreia Sousa e Vanessa Gomes e a 4.ª árbitra Cristina Amaral. Antes do apito inicial, as árbitras foram homenageadas pelos dois clubes no relvado do Estádio Capital do Móvel.

Internacional desde 2018, Catarina Campos faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio e vai estrear-se como árbitra principal nas provas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas já tem experiência no futebol masculino.

Do seu currículo constam vários encontros no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, ambos sob a tutela da FPF, bem como algumas partidas internacionais de caráter oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League.

Na história já estava Andreia Sousa, de 38 anos, que se tornou a primeira assistente a figurar numa ficha de arbitragem de um jogo da I Liga em 13 de agosto de 2023, quando o Rio Ave triunfou na receção ao Desportivo de Chaves (2-0), da jornada inaugural da edição 2023/24.

Por ter finalizado a última época entre os quatro primeiros classificados na categoria de Árbitro Assistente C2 (AAC2), Andreia Sousa foi promovida ao quadro principal para 2024/25.