O presidente do Santa Clara, Rui Cordeiro, confirmou esta quinta-feira a saída de Filipe Gouveia para a Académica, estando já no mercado à procura de novo treinador para a formação açoriana, que milita na II Liga de futebol.

"Gostaríamos de informar que o Santa Clara e a Académica de Coimbra chegaram a um entendimento para a transferência do ‘mister’ Filipe Gouveia para um novo projeto profissional, agora na I Liga de futebol", avançou Rui Cordeiro, em conferência de imprensa.

O presidente do clube e da SAD do Santa Clara admitiu que "não estava à espera" que a saída de Filipe Gouveia "ocorresse tão rapidamente", reconhecendo, porém, que seria uma situação que "mais cedo ou mais tarde ia acontecer, face à competência demonstrada ao serviço do Santa Clara".

Sem revelar valores envolvidos na saída de Filipe Gouveia para a formação de Coimbra, Rui Cordeiro adiantou algumas das mais-valias ligadas à transferência do treinador de 42 anos.

"O Santa Clara garantiu um encaixe financeiro que permite a libertação de liquidez imediata, garantindo também, por um lado, o direito de preferência sobre três jogadores da formação ou do plantel sénior da Académica e, por outro lado, o pagamento integral do empréstimo do atleta que estava cedido pela Académica até ao final da presente época desportiva", disse o responsável, referindo-se a Jimmy.

A equipa será orientada agora por Hugo Relvas, o único elemento da equipa técnica que se mantém nos Açores e que não acompanhou Filipe Gouveia para Coimbra.

Rui Cordeiro acrescentou que "o Santa Clara já está a trabalhar no sentido de identificar o treinador", frisando que não existem "pressas para escolher um novo treinador".

"Em primeiro lugar tem de ser um treinador com alguma experiência, em segundo lugar ser um treinador conhecedor dos meandros do futebol profissional, nomeadamente nesta II Liga, que é muito competitiva, e em terceiro lugar um treinador que se enquadre no projeto desportivo definido no início da época", sublinhou.