A digressão da selecção nacional de futebol de Angola a dois países europeus, a vitória da equipa sénior feminina de andebol do Petro Atlético de Luanda na taça das taças africanas e a divulgação da lista para o campeonato do mundo de basquetebol sénior masculino, em Espanha, foram os principais assuntos desportivos divulgados na semana finda.

Os Palancas Negras (seleção angolana de futebol) derrotaram a similar de Marrocos, por 2-0, em jogo de carácter particular, disputado quarta-feira na região de Algarve, Portugal.

No segundo desafio realizado no continente europeu, desta vez na Áustria, a equipa angolana empatou (1-1) com a congénere do Irão, enquadrado na segunda data FIFA do presente ano.

As duas partidas estão enquadradas na preparação dos Palancas Negras, tendo em vista o torneio de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN2015), a disputar-se no Reino de Marrocos.

Em andebol, a equipa sénior feminina do Petro de Luanda conquistou o sétimo título da taça das taças africanas disputada na cidade de Oyo (Congo Brazzaville), ao derrotar na final, o FAP dos Camarões, por 30-21, numa competição em que a outra formação angolana, o Progresso do Sambizanga, ficou na terceira posição.

A Federação Angolana de Andebol (FAA) realizou uma gala de homenagem aos antigos dirigentes, treinadores, jogadores, árbitros, além de jornalistas desportivos, enquadrada nos 40 anos de existência da modalidade.

Em basquetebol o destaque recaiu para a convocatória da selecção nacional sénior masculina tendo em vista a participação no campeonato do mundo, a disputar-se de 30 de Agosto a 14 de Setembro, no Reino de Espanha.

O técnico Paulo Macedo chamou 15 jogadores dos quais nove do 1º de Agosto (vice-campeão nacional), três do Recreativo do Libolo (campeão), Petro de Luanda (1), Interclube (1) e outro da Universidade Metodistas de Dallas (Estados Unidos da América). Angola está no grupo D, ao lado da Áustria, Eslovénia, Lituânia, Coreia do Sul e México.

Ainda da bola ao “cesto” salienta-se a conquista do campeonato nacional sénior feminino pelo 1º de Agosto.A formação militar, agora sob comando técnico de Jaime Covilhã (substituto de Aníbal Moreira – seleccionador nacional) arrebatou o seu décimo título, mesmo número que o Interclube aquém derrotou e destronou (65-59), numa prova disputada na cidade de Benguela.

Da mesma modalidade, a secretária-geral eleita, Isabel Major, nas eleições da Federação ganhas por Paulo Madeira, demitiu-se do cargo, alegando incompatibilidade.  

A comissão organizadora dos Jogos da Comunidades dos Países da Língua Oficial Portuguesa (CPLP), reuniu-se com os embaixadores da zona acreditados em Angola para o ponto de situação dos preparativos.

O evento vai acontecer em Luanda, de 23 de Julho a 02 de Agosto. O secretario de estado para  o Desporto, Albino da Conceição presidiu o encontro realizado no complexo da Cidadela.

A cidade de Ndalatando (Cuanza Norte), acolheu o zonal norte de ginásticas, selectivo aos “nacionais” previstos para as províncias de Benguela e Cabinda, em Agosto próximo.