A selecção angolana de futebol em sub-20 masculino está fora da corrida ao CAN 2019, após ter sido goleada em casa pelo Maláui, no passado domingo. Depois da vitória fora, na primeira mão, ninguém esperava esta derrota no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.
Com este resultado, referente a segunda mão da penúltima eliminatória de acesso à Taça das Nações Africanas (CAN) de 2019, na categoria de sub-20, as Palanquinhas falham a competição pela sétima vez consecutiva. A última vez que chegaram à fase final foi em 2005, quando o torneio teve lugar no Benim.
O técnico da equipa angolana, José Silvestre Pelé, inconformado com a goleada de 1-4 em casa, justificou: “Falhámos nos pormenores. Nós treinámos para passar a eliminatória, mas os erros de palmatória comprometeram tudo aquilo que tínhamos forjado para o êxito. Temos mil motivos para ficarmos triste, porque quem consegue ganhar fora não deve desperdiçar a grande oportunidade de seguir em frente em casa”.
De recordar que as Palanquinhas venceram o jogo da primeira mão, no Maláui, por 1-2, resultado que criou a expectativa de que Angola passaria a eliminatória.
Angola já conquistou o título da CAN de sub-20 em 2001, na Etiópia, sob comando de Oliveira Gonçalves, considerado o melhor técnico angolano de todos os tempos, tendo ainda levado as Palanquinhas e a selecção sénior (as Palancas Negras) ao Campeonato do Mundo das respectivas categorias.
Depois destes anos promissores, a selecção de sub-20 passa agora por tempos difíceis, incapaz sequer, há quase 14 anos, de se apurar para a CAN.
Por seu turno, o Maláui avança na fase qualificação e vai defrontar na terceira, e última eliminatória, o vencedor do jogo entre Moçambique e Africa do Sul.
Comentários