A seleção nacional de futebol, sem dois dos principais jogadores, defronta este sábado, em Conacry, a similar do Senegal, para a terceira jornada do grupo J de apuramento ao mundial 2014, no Brasil, na procura do assalto a liderança da série.
Privados dos avançados Manucho Gonçalves (Valladolid de Espanha), Djalma Campos (Kasimpasa da Turquia) e Guilherme Afonso (FC Vaduz de Liechstein), lesionados, os “Palancas” vão para o terceiro confronto na história com os senegaleses com pensamento único na vitória, sob pena de ficarem fora da corrida ao Mundial2014.
Numa partida em que o selecionador Gustavo Ferrin tem maioritariamente atletas da competição interna, os angolanos têm pouca margem de erros, pois uma derrota eleva o adversário no topo com sete pontos, numa altura em que o Uganda, igualmente com dois pontos como Angola, joga diante da Libéria (um ponto), tida como mais acessível do grupo.
Apenas Mateus Galiano (Nacional da Madeira de Portugal) e Geraldo (Paraná do Brasil) são os que atuam na diáspora.
O desafio acontece na Guine Conacry face a suspensão do estádio de Dakar pela Confederação Africana de Futebol (CAF), resultante de confrontos com adeptos da Cote d’Ivoire, numa partida de apuramento ao CAN2013 na África do Sul.
Angola e Senegal já estiveram presentes num campeonato do Mundo, sendo os angolanos em 2006, na Alemanha, onde conquistaram dois pontos, num grupo que contou com Portugal (0-1), México (0-0) e Irão (1-1).
No Ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o Senegal está no 82º posto com 434 pontos, enquanto Angola é 95º com 381 pontos. Já na CAF, os senegaleses são 21º e os angolanos 25º.
Para o mesmo grupo vão jogar domingo, em Monróvia, a Libéria, último do grupo com um ponto, e o Uganda, segundo com dois.
Angola e Senegal encontraram-se pela primeira vez no dia 1 de Julho de 1984 (primeira mão) das eliminatórias de apuramento ao mundial’86, no México, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, com vitória dos anfitriões, por 1-0, golo de Ivo Traça.
O desafio de resposta realizou-se a 15 de Julho no estádio Dembe Dipo, em Dakar, com os donos da casa a vencerem também, por 1-0.
Comentários