Uma grande notícia para o futebol cabo-verdiano. Os "tubarões azuis" são candidatos a Seleção Africana de 2012, anunciou a CAF esta tarde.

A inédita presença na fase final do CAN2013, após eliminar os Camarões, fez eco no mundo inteiro, inclusive no seio da Confederação Africana de Futebol.

A equipa comandada por Lúcio Antunes terá a forte concorrência da Zâmbia, campeã Africana, após bater a Costa do Marfim na final do CAN2012. A equipa de Drogba, Yaya Touré e companhia também está nomeada, tal como a República Centro-Africana.

A CAF justifica a nomeação da Seleção de Cabo Verde pelo seu percurso no apuramento ao CAN2013, em que os "tubarões azuis" eliminaram o Madagáscar na 1ª eliminatória e os Camarões de Eto´o e Alexandre Song na 2ª eliminatória. O organismo máximo do futebol africano destaca ainda o facto de Cabo Verde ter chegado a 51ª posição do ranking FIFA e ao 10º lugar na tabela das melhores seleções africanas.

No futebol feminino, a Guiné Equatorial, campeã africana, lutará com a Nigéria e a seleção sub-17 do Gana (terminou em 3º no Mundial de sub-17 de futebol feminino) para a Melhor Seleção Feminina.

O egípcio Mohamed Salah, o avançado senegalês Pape Moussa Konate e o médio queniano Victor Wanyama foram nomeados para a categoria Talento Mais Promissor.

O Al-Ahly do Egipto, o Espérance de Tunis da Tunísia, o AC Léopards do Congo e o Djoliba AC do Mali estão nomeados para Equipa Africana do Ano. Na categoria Treinador do Ano, Hervé Rénard, selecionador da Zâmbia, Hossam El Bady do Al-Ahly, Nabil Maaloul do Espérance de Tunis da Tunísia e Nasreddine Nabi do AC Léopards do Congo concorrem ao troféu.

Os finalistas serão conhecidos numa gala a 20 de dezembro em Accra, capital do Gana.