A seleção de Cabo Verde goleou hoje em casa a sua congénere de São Tomé e Príncipe por 7-1, no jogo de abertura do Grupo F de qualificação para a Taça de África das Nações (CAN/2017), a disputar no Gabão.

Os seis tentos de diferença constituem a maior goleada da sua história da seleção cabo-verdiana, conhecida por ‘Tubarões Azuis’, depois do 5-0 à Guiné Equatorial e do 4-0 em Madagáscar.

A formação da casa chegou ao intervalo a vencer por 4-0, com colos de Djanini, aos 10 minutos, Nuno Rocha, de grande penalidade, aos 16, Garry Rodrigues e Odair Fortes.

No segundo tempo, logo nos minutos iniciais, uma distração de Calu, que pôs a bola em Luís Leal, único jogador são-tomense a jogar fora do país, valeu o tento de honra dos ‘Papagaios’, tal como é conhecida a seleção de São Tomé e Príncipe.

No entanto, Babanco, de penálti, fez de imediato o 5-1, tendo a goleada ganhado contornos históricos com os tentos Djanini, que ‘bisou’, aos 72 minutos, e de Júlio Tavares, dois minutos depois.

Com este resultado, Cabo Verde é líder do Grupo F de qualificação para a CAN2017, em igualdade pontual com Marrocos, que recebeu e venceu hoje a Líbia por 1-0.

Na segunda jornada, a 5 de setembro, Cabo Verde vai defrontar a Líbia, provavelmente num terreno neutro, devido à instabilidade política e militar no país, enquanto Marrocos viaja até São Tomé e Príncipe.