Samuel Eto´o está de regresso à seleção dos Camarões. O avançado do Anzhi da Rússia recusou a comparecer para o jogo da 1ª mão, por divergências com a federação camaronesa mas agora teve de “dar o braço a torcer” e voltar, a pedido do Presidente da República.

Apesar de ser um jogador de classe mundial, o avançado de 31 anos só marcou a Cabo Verde de grande penalidade. Dos três encontros entre "leões indomáveis" e "tubarões azuis", Eto´o participou em dois, tendo marcado um golo.

A 31 maio de 2008, Cabo Verde saiu derrotado da deslocação a Yaoundé por 0-2. Os golos camaroneses foram apontados pelo central Rigobert Song aos oitos minutos e por Samuel Eto´o aos 57 minutos, na transformação de uma grande penalidade.

Lito foi o autor do único golo que Cabo Verde marcou aos Camarões, nessa caminhada para o Mundial2010 e CAN2010. O veterano avançado, agora com 37 anos, fez o golo da derrota dos "tubarões azuis" em casa por 1-2 aos 38 minutos, resultado que se verificava ao intervalo.

No segundo tempo, Otto Pfister, selecionador camaronês na altura, fez entrar Emana e Tchoyi ao intervalo, jogadores que viriam a virar o resultado, marcando um golo cada.

Seis crioulos já conhecem o "inferno" de Yaoundé

Dessa equipa de 2008 que perdeu em Yaoundé, poucos são os que restam nos "tubarões". Nesse dia, João de Deus fez Cabo Verde alinhar com: Ernesto; Nando, Gilberto, Guy Ramos e Ricardo; Rony, Nené e Emerson; Lito, Dady e Cecílio Lopes.

Jogaram ainda Toy, Edson e Silvino Soares. Hernâni, Valter, Stoppira e Fock não saíram do banco de suplentes. Ou seja, dos que estão nos Camarões para o encontro de domingo, há seis "tubarões" que já defenderam as cores de Cabo Verde neste estádio.

Em relação aos "leões indomáveis" que nessa tarde de sábado, 31 Maio 2008, derrotaram Cabo Verde, poucos são os que restam. O guarda-redes continua a ser Kameni mas depois há muitas mudanças. Ainda restam Alex Song, Eto´o, Achille Webo, Modeste Mbami e Achille Emana.

O jogo entre Camarões e Cabo Verde está marcado para as 15h locais (13h em Cabo Verde) e é referente a 2ª mão da última eliminatória de acesso ao CAN2013. Na primeira mão, Cabo Verde venceu por 2-0.