A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) remeteu à Comissão Disciplinar da FIFA um recurso apelando à «justiça desportiva» e pedindo a anulação do afastamento de Cabo Verde da última fase de qualificação africana para o Mundial2014.
Segundo o comunicado hoje divulgado à imprensa, Gerson Melo, diretor de comunicação da FCF, o processo foi enviado quarta-feira, dentro do prazo previsto na lei pela Comissão de Recurso da instituição que gere o futebol mundial.
«Estamos confiantes num resultado favorável e a FCF acredita que irá prevalecer o seu argumento e as regras do jogo, em especial os regulamentos da FIFA», escreve-se no documento da federação cabo-verdiana.
Em causa está a decisão da Comissão Disciplinar da FIFA de punir Cabo Verde com uma derrota de 3-0 no jogo com a Tunísia, realizado a 07 de setembro em Tunes, a contar para a 6.ª e última jornada do Grupo B de qualificação para o Campeonato do Mundo, a disputar no Brasil no próximo ano.
A decisão, baseada na utilização ilegal de um jogador no derradeiro jogo, que Cabo Verde venceu por 2-0, levou à exclusão dos "Tubarões Azuis" da última fase de apuramento para o "Mundial", de onde, das dez seleções apuradas, sairão as cinco que o continente africano tem direito para participar.
Com a exclusão de Cabo Verde, ainda passível de recurso, a Tunísia, vencedora do Grupo B, acabou por ser repescada e, segundo o sorteio realizado esta semana no Cairo, vai defrontar os Camarões, precisamente a equipa que Cabo Verde eliminou no "play-off" de apuramento para a Taça de África das Nações (CAN13).
«Como o assunto ainda está sob alçada da justiça, a FCF compromete-se a manter informados todos os cabo-verdianos sempre que houver novidades. Em prol do futebol e do espetáculo desportivo, que seja feita justiça desportiva», lê-se ainda no comunicado.
Também hoje, o semanário cabo-verdiano A Nação dá conta de que, além do recurso, o presidente da federação, Mário Semedo, indicou que a FCF lançou uma «ofensiva diplomática» junto das organizações internacionais ligadas ao futebol, para explicar o ponto de vista de Cabo Verde em relação ao processo.
«Vamos utilizar os nossos canais para que as entidades oficiais possam zelar para que a decisão final sobre o caso seja conhecida antes de 12 de outubro, data marcada para o primeiro jogo do ‘play-off’», disse Mário Semedo.
O jornal lembra também que, no sítio da FIFA, há uma nota com o resultado do sorteio do "play-off" que refere que a participação da Tunísia está dependente da análise do recurso da federação de futebol cabo-verdiana.
Comentários