Cabo Verde continua sem selecionador de futebol. Lúcio Antunes deixou o comando técnico dos Tubarões Azuis em dezembro, já depois do seu contrato com a Federação Cabo-verdiana de Futebol ter terminado em março de 2013.
O agora treinador do Progresso de Sambizanga aceitou continuar no cargo mas após a eliminação de Cabo Verde dos play-off de acesso ao Mundial2014, na secretaria, deu-se o divórcio entre a FCF e o treinador de maior sucesso nas ilhas. O encontro de despedida do comando dos Tubarões Azuis foi frente a seleção da Catalunha, num amigável que Cabo Verde perdeu por 4-1.
De lá para cá o elenco liderado por Mário Semedo tem estado à procura de um novo técnico e permanece a incógnita se a aposta será num treinador da casa ou num estrangeiro.
Mário Semedo sublinhou ao SAPO Desporto que o processo da escolha do novo selecionador tem seguido os seus trâmites normais e que, a seu tempo, será anunciado o novo timoneiro dos Tubarões Azuis.
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol não está com pressas em anunciar o substituto de Lúcio Antunes, mesmo sabendo que Cabo Verde tem já um jogo amigável agendado para 5 de março, frente a seleção do Luxemburgo.
FCF ainda não recebeu qualquer notificação do TAS
A comunicação social avançou que até o final de janeiro o Tribunal Arbitral do Desporto iria divulgar a decisão do recurso apresentado por Cabo Verde contra a exclusão da qualificação ao Mundial2014.
O TAS já analisou o pedido de Cabo Verde mas Mário Semedo assegura que, a nível oficial, ainda não recebeu qualquer notificação por parte do organismo da justiça desportiva mundial. Os cabo-verdianos aguardam com enorme expetativa a decisão do TAS, uma vez que a FCF alega que a FIFA não tinha razão para excluir os Tubarões Azuis dos play-off de acesso ao Mundial2014.
Ainda por saber estão os argumentos apresentados por Cabo Verde em sua defesa. A FCF sublinhou que só falará sobre o caso abalou a sociedade cabo-verdiana após a decisão final do Tribunal Arbitral do Desporto.
A nível oficial, a Seleção Cabo-verdiana de Futebol só deverá voltar à competição no início de setembro, altura em que começam os jogos da fase de grupos de acesso ao CAN2015, em Marrocos.
A CAF já divulgou o calendário da competição, que terá uma fase preliminar, entre maio e agosto, onde entrarão as equipas com pior ranking a nível africano.
Cabo Verde não está nessa lista e a sua boa performance no CAN2013, aliada também a excelente campanha na qualificação ao Mundial do Brasil, ajudaram a que ficasse de fora da fase preliminar, tal como outras 20 seleções.
Das pré-eliminatórias envolvendo 30 seleções sairão sete formações que irão juntar-se aos demais 21, para formar sete grupos de quatro. As equipas jogarão num sistema de todos contra todos a duas mãos, com os dois primeiros de cada grupo e o melhor terceiro de todos os sete grupos a garantirem acesso à fase final do CAN2015, onde já está Marrocos, país organizador.
Comentários