O Presidente da República e o primeiro-ministro cabo-verdianos exultaram hoje a qualificação inédita de Cabo Verde para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN2013), a disputar em janeiro na África do Sul.

A seleção de futebol de Cabo Verde perdeu hoje com os Camarões, em Yaoundé, por 2-1, mas fez valer a vitória por 2-0 na primeira mão da última eliminatória de qualificação.

«É uma satisfação enorme. Devemos ficar muito orgulhosos da seleção, de uma equipa que mostrou muita ambição e vontade de vencer. Se tivermos em conta as duas mãos, fomos muito superiores. Tivemos melhor fio de jogo e jogámos de forma inteligente», disse o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).

«É um grande feito da seleção e é motivo de grande satisfação e orgulho para Cabo Verde. Vamos saborear a qualificação e preparar o CAN com a maior dignidade», acrescentou o Chefe de Estado, felicitando ainda jogadores, equipa técnica e dirigentes federativos.

Por seu lado, também entrevistado pela RCV, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, disse sentir-se o «homem mais feliz do país», lembrando os recentes êxitos desportivos de Cabo Verde no basquetebol e andebol, a que se junta agora o futebol.

«Sou o homem mais feliz de Cabo Verde. Estou extraordinariamente feliz. Estamos na moda e, se continuarmos juntos, podemos ir longe. Aproveito para mandar um grande abraço aos jogadores, treinador e dirigentes», sublinhou, defendendo o grande feito dos "Tubarões Azuis", que eliminaram os poderosos Camarões.

«Ganhámos. Estamos na CAN2013, na África do Sul, e agora vamos todos trabalhar arduamente para irmos o mais longe possível. O que interessa é que a bandeira de Cabo Verde estará hasteada na África do Sul», concluiu.

Na Cidade da Praia, logo após o apito final do árbitro, ouviu-se uma explosão de alegria e, pouco depois, dezenas de viaturas começaram a circular pela urbe, com as buzinas a fazerem-se ouvir e os cachecóis e bandeiras ao vento.

A seleção cabo-verdiana, que voou num "charter" fretado aos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), deverá chegar à Cidade da Praia cerca da 01:00 de segunda-feira.

Em organização está já a realização de uma receção popular no aeroporto, a que se seguirá uma caravana automóvel até ao Estádio da Várzea, onde os jogadores confraternização com a população praiense.