Cabo Verde vai defrontar o Níger no dia 6 de setembro, em partida da 1.ª jornada do Grupo F de apuramento para o CAN2015. Será o primeiro jogo de Rui Águas como selecionador dos Tubarões Azuis, equipa que esteve sem treinador durante oito meses e que apenas fez um jogo amigável ano de 2014, empatando a zero bolas com o Luxemburgo.

A falta de competitividade e jogos pode prejudicar os Tubarões Azuis nesta caminhada, principalmente porque o treinador terá pouco tempo para conhecer os jogadores e não poderá ensaiar estratégias em encontros particulares. Em entrevista ao SAPO Desporto, o novo selecionador da turma crioula afirmou que preferia ter feito jogos de preparação antes dos encontros "a doer".

"Teria sido bom ter sido nomeado mais cedo. Mas a verdade é que estou a trabalhar há bastante tempo. Entre o conhecimento público da minha nomeação e a minha escolha não há correspondência. Começamos a falar há três meses e o trabalho iniciou-se aí. Em termos de conhecimento de seleções e adversários o trabalho vem sendo feito com muito cuidado e rigor. O problema é a ausência de jogos particulares. Não foi possível marcar jogos devido a falta de datas.

Angola, por exemplo, conseguiu parar o campeonato, porque a maior parte dos jogadores atuam no Girabola, e realizar jogos particulares que são importantes. No nosso caso, além do valor que temos, o nosso grupo é muito coeso, há muita amizade entre os jogadores e isso é importante quando se tem pouco tempo de preparação", sublinhou o antigo avançado do Benfica.

O jogo com o Níger não será fácil, pelo que Cabo Verde terá de fazer uma grande exibição para superar uma formação que tem Moussa Maazou como elemento mais perigoso.

"Não estou descansado em relação ao Níger. Não é uma equipa fácil e irá bater-se tanto como as outras [seleções] para se qualificar. É [uma seleção] forte fisicamente, taticamente não é tão forte mas se facilitarmos de alguma maneira, podemos ter problemas. Em termos defensivos não é tão coordenada. Houve alterações na liderança técnica que poderá ser uma incógnita, poderá melhorar como piorar a equipa. Abordaremos o jogo com muito cuidado", disse ao SAPO Desporto o selecionador de Cabo Verde.

Além de pontuar fora, Rui Águas sabe que será importante vencer todos os jogos em casa. Por isso pede o apoio de todos os cabo-verdianos para que não deixem de “puxar” pelos Tubarões Azuis nos jogos em casa, que tudo indica serão no Estádio Nacional.

"Aproveito para pedir o apoio do povo cabo-verdiano, sempre apaixonado por futebol. Precisamos de ganhar os jogos em casa, o primeiro é já com a Zâmbia. Apelo a todos que gostem da seleção e de futebol para que nos apoiem e nos deem aquela força necessária para chegarmos as vitórias", concluiu.

Cabo Verde começa a caminhada para o CAN2015 em Niamey, frente ao Níger, no dia 6 de setembro. No dia 10 recebe a seleção zambiana para a segunda jornada. Os dois primeiros de cada grupo e o melhor terceiro colocado de todos os sete grupos apuram-se para a fase final, a decorrer em Marrocos entre janeiro e fevereiro de 2015.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.