A Associação de Braga (AFB) insistiu hoje, em comunicado, na adequação dos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao novo regime jurídico antes da realização de eleições para os órgãos sociais.

O associado bracarense da FPF deliberou “por unanimidade” a adaptação “prioritária” dos estatutos, embora conteste o novo regime jurídico, e que a eleição para os órgãos sociais da FPF, agendada para 5 de Fevereiro, “seja levada a efeito em obediência aos novos estatutos, entretanto aprovados”.

Neste sentido, a AFB insiste na “indisponibilidade para apoiar qualquer candidatura para os órgãos sociais da FPF, subscrever listas candidatas ou indicar qualquer elemento para as integrar, que se apresentem com base nos estatutos em vigor”.

O organismo minhoto manifestou-se ainda disponível para “apreciar, discutir e votar os projectos de estatutos entretanto adoptado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)”.

A AFB lembrou que a Liga “introduziu pequenas alterações e aditamentos” a esse projecto de estatutos, com o apoio de sindicato de jogadores e associações de treinadores, pelo que apreciará o documento na Assembleia Geral marcada por estes sócios para 29 de Janeiro.

Apesar disto, a AFB reafirma a sua “profunda discordância com o RJFD (Regime Jurídico das Federações Desportivas), cuja contestação manterá por todas as vias legais possíveis num Estado de Direito”.