"É um bom sorteio. Penso que a Dinamarca é o adversário mais difícil e a Noruega uma equipa imprevisível, enquanto Chipre, apesar de ter melhorado muito, e Islândia não vão criar grandes dificuldades", afirmou à Agência Lusa Humberto Coelho.

O antigo seleccionador, que comandou e equipa das "quinas" até às meias-finais do Euro2000, admitiu que "a Dinamarca será o principal adversário", no Grupo H de apuramento, e a "Noruega pode fazer algumas cócegas", mas concluiu que "Portugal tem condições para se apurar".

"Agora têm de tentar começar bem, melhor que da última vez, para não haver atrasos", sublinhou Humberto Coelho.

Para Artur Jorge, timoneiro da equipa lusa nas qualificações para o Euro92 e Mundial96, este "parece ser, à partida, um sorteio relativamente fácil".

"Depende de nós, evidentemente, se a nossa selecção estiver ao nível que todos esperamos que esteja, estou convencido de que temos boas possibilidades de nos qualificarmos", disse Artur Jorge, à Lusa, avaliando que o sorteio "correu bem".

Também no confronto com a Dinamarca, a única das quatro selecções que já bateu Portugal, o antigo seleccionador aponta a equipa das "quinas" como favorita
Artur Jorge advertiu ainda para a tentativa de encontrar "as datas mais favoráveis" para as deslocações à Dinamarca, Noruega e Islândia, com "as melhores situações, sem muita chuva, neve e temperaturas muito baixas".

"O futebol da Islândia e do Chipre está mais desenvolvido, sobretudo ao nível das estruturas do futebol, está a ganhar outra dinâmica e está a ficar mais competitivo. É a Dinamarca, que já conhecemos bem, que temos de ter em conta, mas a Noruega, que aposta sobretudo na força física, é também um adversário de respeito, mas penso que Portugal poderá qualificar-se em primeiro", explicou à Lusa José Augusto.

Para o também antigo seleccionador, que orientou a equipa lusa entre 1972 e 1973, inclusivamente com dois triunfos sobre o Chipre, as equipas nórdicas "têm como características mais preponderantes o aspecto físico e a velocidade" e "são mais pragmáticos e directos".
"De qualquer das formas, teremos que dizer que é um bom sorteio", concluiu José Augusto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.