As associações distritais e regionais reúnem-se na sexta-feira em plenário, véspera da Assembleia-Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol que discute e vota o projecto de adequação dos estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

O plenário, marcado para a sede federativa às 18h00, foi hoje convocado por Júlio Vieira, da Associação de Futebol de Leiria, coordenador da Comissão Delegada das Associações, tem como pontos na ordem de trabalhos a discussão sobre a AG de sábado e «outros assuntos».

A reunião magna da FPF vai servir para a «apreciação, discussão e votação» da proposta da direcção do organismo para adequação dos estatutos e do regulamento eleitoral ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

A AG foi convocada por solicitação da direcção da FPF, que apelou «ao bom senso e ao sentido de responsabilidade de todos os sócios, para que sejam evitados graves prejuízos para o futebol português».

Apesar da suspensão do estatuto de Utilidade Pública Desportiva, a adequação estatutária da FPF ao RJFD já foi chumbada em três AG, a última das quais em 29 de Janeiro, quando uma proposta apresentada por Liga, Sindicato dos Jogadores e organismos representativos das classes dos árbitros e dos treinadores recebeu 70,6 por cento de votos a favor e 29,4 por cento, sendo necessários 75 por cento mais um dos votos para a sua aprovação.