O presidente da Associação de Futebol de Braga (AFB), Carlos Coutada, revelou esta segunda-feira que a estrutura bracarense decidiu apoiar Fernando Gomes à presidência de Federação Portuguesa de Futebol (FPF), contrariando a “linha inicial” de ouvir todos os candidatos.

«No final da reunião, os clubes da associação expressaram imediatamente o seu apoio, o que provocou uma reunião extraordinária da AFB que, também por unanimidade, entendeu apoiar esta a candidatura de Fernando Gomes. O que alterou um pouco a linha que tínhamos pré-definido sobre as eleições para a FPF, que era a de ouvir todos os candidatos que estejam no terreno», afirmou Carlos Coutada, em declarações à agência Lusa, após a apresentação da candidatura do atual presidente da Liga de Clubes em Braga.

O dirigente bracarense classificou a exposição de Fernando Gomes como «abrangente», por abordar «todos os temas que preocupam os sócios da federação, em particular, e os temas de atualidade do futebol português», sendo também «convincente».

«Já tivemos oportunidade de ouvir o comandante António Sequeira, mas ainda não tivemos ocasião de ouvir o Dr. Carlos Marta e eu tinha anunciado, antes desta reunião com o Dr. Fernando Gomes, que nós iríamos aguardar uma posição que comprometesse a AFB até que tivéssemos oportunidade de ouvir o Dr. Carlos Marta, o que aconteceria na próxima sexta-feira. Mas, face ao resultado da reunião de hoje, não podíamos adiar mais para não deixar dúvidas, que apenas poderiam alimentar falsas expetativas», referiu Coutada.

Para esta posição, o presidente da AFB considerou «determinante» a «convergência entre todos os clubes» em torno da candidatura de Fernando Gomes, que apresentou um programa «cativante».

«É, sem dúvida, um programa extraordinariamente bem elaborado, abrangente, com preocupações acerca da sustentabilidade do futebol português, sobre a defesa do jogador português, as questões de credibilidade e o apoio ao futebol não profissional, em todas as suas vertentes, quer do futebol feminino, quer do futsal», frisou.

Coutada destacou ainda a «forma convincente como o Dr. Fernando Gomes defende estas ideias», atestada pelos responsáveis dos quatro clubes de Braga nas competições profissionais: «Conhecem essas qualidades, essa competência e essa determinação no cumprimento dos programas do Dr. Fernando Gomes».

Além do atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, também o presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carlos Marta, e António Sequeira, ex-secretário-geral da FPF, já anunciaram as suas candidaturas às eleições federativas, marcadas para 10 de dezembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.