O Presidente da República, Cavaco Silva, presidirá ao centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois de hoje ter aceitado o convite que lhe foi endereçado pela FPF, numa audiência no Palácio de Belém.

«[Viemos] Transmitir ao senhor Presidente da República a honra que tínhamos que presidisse às comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol, um convite que prontamente foi aceite», disse Fernando Gomes, presidente da FPF.

Chegou a estar prevista a distinção por parte da Presidência de República a Cristiano Ronaldo com o Grau Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, mas esta cerimónia foi adiada para 20 de janeiro, devido à morte no domingo de Eusébio.

Hoje, o encontro entre Cavaco Silva e Fernando Gomes serviu assim para a FPF estender ao presidente não só o convite para a Comissão de Honra em ano de centenário, mas também para a Taça de Portugal, Liga dos Campeões e Mundial.

O presidente da FPF lembrou a agenda política carregada em maio, mas disse que Cavaco Silva recebeu o convite para estar no Jamor a 18 de maio, na final da Taça de Portugal, e a 24 no Estádio da Luz, na final da Liga dos Campeões.

«São dois eventos marcantes na nossa atividade desportiva e nessa perspetiva tivemos a oportunidade de convidar o senhor Presidente da República para assistir a esses dois eventos», frisou Fernando Gomes.

Outro dos desejos que a Federação manifestou a Cavaco Silva seria o de contar com a sua presença num dos jogos da seleção portuguesa de futebol no Mundial2014 no Brasil.

Fernando Gomes não revelou pormenores do programa para o centenário federativo, que decorrerá a partir de 31 de março – data que assinala os 100 anos da FPF -, mas que o mesmo será anunciado brevemente e prevê várias atividades ao longo de um ano.