A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai apoiar a candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Mundial de futebol de 2018.

“Os 10 países da confederação estão de acordo em dar o voto à candidatura ibérica”, afirmou o secretário-geral do organismo, Eduardo Deluca, citado pela EFE, após uma reunião da comissão executiva realizada em Assunção.

A Conmebol vai estar representada na reunião do Comité Executivo, na qual será decidida a candidatura vencedora, pelo paraguaio Nicolás Leoz, pelo argentino Júlio Grondona e pelo brasileiro Ricardo Teixeira.

“Temos a prioridade e o compromisso com Espanha de votar na candidatura ibérica para 2018”, referiu Deluca.

O apoio sul-americano à candidatura foi solicitado pessoalmente em Março, pelo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar.

Ao Mundial de 2018 concorrem as candidaturas conjuntas de Espanha e Portugal e da Bélgica e da Holanda, além da Inglaterra e da Rússia.

A Comissão Executiva da FIFA anuncia às 15h00 de Lisboa de 2 de Dezembro, em Zurique, a atribuição da organização dos Mundiais de 2018 e de 2022, depois de as várias candidaturas fazerem a última apresentação na véspera e na manhã do dia decisivo.