Uma proposta de estatutos ajustados ao RJFD foi rejeitada na reunião da Assembleia Geral da FPF de 18 de Julho, com o voto desfavorável de 20 das 22 associações distritais e regionais, que contestam a perda de representatividade.

"Na sequência da reunião que decorreu, esta quinta-feira, (...) foi decidido criar uma Comissão de Acompanhamento e Análise que irá procurar proceder às alterações e adaptações necessárias aos estatutos da Federação para que estes se possam coadunar com o novo Regime Jurídico das Federações Desportivas", lê-se em nota publicada no site oficial da FPF na Internet.

A FPF acrescenta que a denominada Comissão de Acompanhamento e Análise será composta por representantes da Comissão Delegada das Associações, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

"Deste modo, a Família do Futebol dá sinais claros de empenho na procura de compromissos e soluções para ultrapassar o impasse em que se encontra a aprovação dos novos estatutos da FPF", acrescenta a nota.

O projecto de estatutos apresentado na reunião magna de 18 de Julho recebeu quatro votos a favor - Liga, Associação de Futebol de Aveiro e representações de jogadores e treinadores - e o organismo dos árbitros absteve-se.

O RJFD, em vigor desde 31 de Dezembro de 2008, determinava a adaptação dos estatutos das federações desportivas até 27 de Julho de 2009, sob pena de se aplicarem sanções às federações que não o fizessem.

Na sequência do novo regime, o Instituto do Desporto de Portugal já elaborou um relatório sobre a situação estatutária das federações e submeteu-o hoje à apreciação do Conselho Nacional do Desporto, a quem cabe pronunciar-se sobre eventuais sanções.