O ex-futebolista João Vieira Pinto disse hoje que ficará “muito surpreendido” se Cristiano Ronaldo não conquistar a Bola de Ouro, considerando que o avançado português merece a distinção de melhor jogador do Mundo em 2013.

O atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol defendeu que o trabalho desenvolvido pelo jogador ao longo de todo o ano deve ser reconhecido com a Bola de Ouro e isso será mais um motivo de orgulho para o país.

«O Cristiano tem todo o nosso apoio. Não só agora, mas também em todas as outras vezes em que não ganhou esse troféu. A Bola de Ouro tem importância. Através das candidaturas, o país acaba também por ser prestigiado», esclareceu.

O avançado do Real Madrid foi eleito melhor jogador do mundo em 2008, mas viu a Bola de Ouro escapar para o argentino Lionel Messi nos quatro anos seguintes.

«Vencer o troféu é mais do que merecido, não apenas pelo último jogo com a Suécia [em que marcou três golos]. O Cristiano já vem a demonstrar as qualidades e a competência que tem como jogador, e acho que se desta vez não for para ele fico muito surpreendido», admitiu ainda João Pinto.

O diretor da Federação, que foi hoje homenageado num congresso sobre futebol que até terça-feira se realiza na Maia, explicou ainda que existe alguma expetativa em relação ao sorteio do Mundial de futebol, que se realiza no próximo dia 6 de dezembro.

«Existe uma natural expetativa no sorteio, para sabermos onde vamos ficar instalados. Isto com o principal objetivo de fazermos o nosso trabalho da melhor forma e evitarmos viagens longas. Mas, para isso, temos de ver como vai ser o sorteio», esclareceu ainda João Vieira Pinto, que se escusou a falar de possíveis adversários antes da realização do sorteio.