Fernando Santos viu algo de positivo na goleada sofrida por Portugal ante a Holanda, em jogo amigável que decorreu em Genebra, na Suíça. Na zona de entrevistas rápidas, o selecionador de Portugal elogiou o segundo tempo, mas lamentou a pobre exibição dos lusos nos primeiros 45 minutos.

Análise ao jogo: "Podia-nos ter corrido melhor, mas a responsabilidade é minha, eu é que tomo as decisões. Tínhamos analisado o adversário no seu último jogo, procuramos montar uma estratégia que nos desse posse e não permitir as saídas do adversário. Conseguimos fazer isso nos primeiros 15 minutos, não tom tanta objetividade como gostaria, mas no primeiro momento de desorganização sofremos um golo e complicamos as coisas. A Holanda recuou um pouco e procurou sair em contra-ataque. Mas tivemos dificuldades em toda a primeira parte. O comportamento ofensivo foi razoável, o defensivo não foi adequando, demos muito espaço ao adversário".

Diferenças entre 1.ª e 2.ª partes: "Na segunda parte falei com os jogadores, para perceber o que não estava a correr bem e aí fomos diferentes, em todos os aspetos. Não cometemos os mesmos erros do primeiro tempo, não demos veleidades aos holandeses, tirando agora um ou outro lance quase a acabar. Enquanto tivemos 10 jogadores em campo estivemos mais perto, a criar perigo, mas com menos um tivemos mais dificuldades, apesar de dominar o jogo. Conseguimos chegar a área, fazer jogo, criar três ou quatro oportunidades de golo. Foi pena não termos marcado um ou dois golos que merecíamos pelo que fizemos no segundo tempo. Não gostamos de empatar, quanto mais perder, isto deixa-nos tristes e chateados. Mas temos de olhar para esta derrota pelo lado positivo".

O que faltou?: "Os jogadores não queriam [entrar de uma forma na 1.ª parte e de outra na 2.ª]. Mas aqui e acolá faltou concentração. Relaxamos um pouco, sofremos um golo de contra-ataque, ficamos partidos, com os sectores distanciados e isso cria sempre muita dificuldade a Portugal. Tentamos reagir, com dez em campo mostramos o nosso normal a nossa matriz, de circular bem, de reagir bem após a perda da bola. Mas a vitória da Holanda é justa".

Escolha dos 23 para o Mundial2018: "Saímos mais ricos [no processo de escolha dos 23]. É importante encontrar algo de positivo nas derrotas, tirar ilações das opções que tomei, para o bem e para o mal."

Portugal foi goleado pela Holanda por 3-0, em jogo amigável realizado em Genebra, na Suíça. A seleção campeã da Europa viu uma péssima primeira parte ser castigada pela 'Laranja Mecânica', com golos de Depay, Babel e Van Dijk.