Portugal pode garantir o apuramento para o Euro2020 de futebol já esta quinta-feira, caso vença a Lituânia no Algarve e a Sérvia não ganhar o seu jogo. Na antevisão do jogo com os lituanos, o selecionador nacional falou da chamada de Gonçalo Paciência, André Silva e Éder, depois de, numa conferência de imprensa anterior, ter dito que Portugal não tinha um avançado puro, um 'ponta de mama', como lhe chamou.

"Três avançados para garantir o apuramento? Portugal tem sempre procurado o golo. André Silva esteve connosco, o Éder esteve connosco. Só o Paciência é que não esteve aqui. Foi chamado quando estava no Vitória de Setúbal, mas infelizmente no FC Porto não teve muitas oportunidades. Não há nenhuma alteração ao que tem sido normal para Portugal. Portugal ganhou o campeonato da Europa com dois avançados", recordou.

Sobre a ausência de William Carvalho, por lesão, Fernando Santos garantiu que não há ausências de peso, conta com todos.

"Ausência seria se algum dos 24 que entraram agora estivesse fora do jogo ou não estivesse convocável. Desde que entrei em estágio não me passam pela cabeça outros jogadores. Sei quem são os jogadores que podem ocupar as posições de acordo com aquilo que eu quero", comentou.

Sobre a pressão de ganhar, Fernando Santos garante que ela é positiva e será ainda maior com o "estádio cheio".

"É sempre bom para os jogadores sentirem o apoio do público", finalizou.

O Portugal-Lituânia está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do francês Ruddy Buquet. Três dias depois, os campeões europeus jogam no Luxemburgo, na despedida do Grupo B.

O agrupamento é liderado pela Ucrânia (19 pontos, em sete jogos), seguido por Portugal (11, em seis), Sérvia (10, em seis), Luxemburgo (quatro, em seis) e Lituânia (um, em sete).

Em caso de vitória nos dois últimos jogos, Portugal assegura o segundo lugar do grupo e o apuramento direto para a fase final do próximo Europeu, independentemente dos resultados obtidos pela Sérvia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.