O selecionador português de futebol, Fernando Santos, afirmou hoje que "todos os portugueses devem ficar orgulhosos" com a indicação de António Guterres, pelo Conselho de Segurança da ONU, para secretário-geral das Nações Unidas.

"Todos os portugueses devem ficar orgulhosos. Sou português e, enquanto português, fico orgulhoso quando um compatriota assume um cargo de tanta relevância. Parabéns a ele", afirmou Fernando Santos, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com Andorra, de qualificação para o Mundial2018.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi na quarta-feira indicado como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Conselho de Segurança anunciou que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar hoje uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.