Aos 61 anos, Fernando Santos vai também fazer a sua estreia ao comando de Portugal numa grande prova internacional, o Euro2016. No entanto, em conferência de imprensa realizada este sábado na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador nacional realça que já não tem idade para ter ansiedade em relação à estreia, agendada para 14 de junho, frente à Islândia.
"Todos queremos jogar. Os jogadores querem ir jogar, eu quero ir para o banco. Todos queremos fazer isso, agora acha que eu com 61 anos estou ansioso ou que não vou dormir? Nem eu nem os jogadores. Já são muitos anos para ficar nessa ansiedade. Agora desejoso estou, queria que fosse dia 14 já amanhã. Eu e os jogadores. Queria já começar. A ansiedade é uma coisa que tolda as ideias. Uma coisa é tu quereres ir, quereres jogar e quereres estar; outra é estares ansioso e isso tolda as ideias e perde-se o discernimento. Penso que todo o povo português, os 11 milhões, querem o dia 14, porque querem começar a ver Portugal no Europeu. Isso é um desejo de todos", afirmou o técnico da equipa das quinas.
O sonho de chegar à final do Europeu voltou à baila e Fernando Santos assumiu sem dramatismos que "será sempre uma desilusão" se não concretizar esse objetivo. "Se tens um objetivo e isso não acontecer será sempre uma desilusão. O futebol é diferente do resto da vida? Quando tens um objetivo na vida e não chegamos lá, há que continuar. A vida e o futebol não acabam ali, continuam", frisou.
Paralelamente, Fernando Santos espera tirar partido da experiência de alguns veteranos, que podem ter neste Europeu a sua 'última oportunidade' para brilhar pela Seleção, mas não esquece o contributo da irreverência dos jovens estreantes. "Aqueles que têm uma maior experiência certamente trarão coisas positivas à equipa. Alguns pensarão isso [ser a última oportunidade], e esse querer dá muta força. Vai trazer coisas positivas ao grupo. Mas aqueles que se vão estrear também trazem coisas positivas", explicou.
A comitiva da Seleção viaja na manhã deste domingo para a cidade do Porto, onde a partir das 20h45 defronta a Noruega, no Estádio do Dragão, naquele que será o primeiro dos três jogos particulares antes do arranque do Euro2016.
Comentários