Uma questão de números. Quando Portugal defronta um adversário menos cotado, os adeptos esperam sempre que a formação lusa aplique uma goleada. Ora no futebol atual é cada vez mais difícil golear, principalmente em jogos de seleções, pelo que Fernando Santos só quer vencer a Letónia.

"Nenhum treinador no mundo quer ganhar só por 1-0. Queremos ganhar, isso é o objetivo principal. O João [Mário] disse há pouco que se tiver de ser 1-0, é por 1-0... vale três pontos. Agora, nenhum treinador quer ganhar só por 1-0. Mas vocês partem de um princípio que é diferente do nosso: vocês [jornalistas] acham que Portugal vai ganhar por muitos golos. Nós queremos ganhar e para isso é preciso marcar e não sofrer, depois logo vemos. Todos nós conhecemos o regulamento", atirou, entre sorrisos.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com os letões, o selecionador luso chamou a atenção para o perigo que representa a Letónia.

"Vi seguramente oito, nove [jogos da Letónia]... É uma equipa que conheço bem. Defrontei-os quatro vezes nos últimos seis anos. Conheço-os bem e estudamos bem o adversário. Preparamos com o mesmo rigor com que fizemos com Andorra, Ilhas Faroé ou a França na final. É sempre igual", disse o técnico, prometendo não fazer marcação individual a nenhum jogador adversário.

"Não faço isso. Nem com os meus jogadores falo em jogadores individuais porque o futebol é um jogo coletivo. Eu enquanto treinador nunca falo em nomes individuais", respondeu.

O jogo está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do escocês Bobby Madden.

A seleção nacional, atual campeã da Europa, ocupa o segundo lugar do agrupamento, com seis pontos, menos três do que a Suíça, que lidera.

A formação letã é quinta e antepenúltima com apenas três pontos.