A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é uma das 14 associações nacionais que apresentam os quatro requisitos pedidos pela Transparência Internacional (TI), que hoje publicou um estudo sobre a governação do futebol mundial.

De acordo com o estudo da ONG, que contatou, com autorização da FIFA todas as 209 federações, apenas 14 associações nacionais apresentam claramente relatórios financeiros, organigrama, relatórios de atividades e código de ética.

Além de Portugal, também Canadá, Dinamarca, Inglaterra, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Irlanda do Norte, Noruega, Nova Zelândia, Irlanda, Suécia e Japão apresentam estes quatro tópicos.

Entre as federações em que não são apresentados nenhuns destes documentos estão Angola, Macau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

A TI revela ainda que nenhuma das cinco confederações continentais apresenta todos estes relatórios, sendo que à UEFA apenas falta o plano de atividades.

De acordo com este relatório, 81 por cento das federações não apresentam qualquer relatório financeiro e 85% não têm relatórios de atividade.