O selecionador de futebol de Portugal em sub-17, Hélio Sousa, divulgou esta quinta-feira a lista de convocados para disputar a Ronda de Elite, na Croácia, de qualificação para o Euro2016, em que “o objetivo passa por vencer o grupo”.


“Encontramo-nos focados na passagem à fase final do europeu e estamos na etapa final desse objetivo”, assegurou Hélio Sousa, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).


Na última etapa antes da fase final do Euro2016, a realizar em maio no Azerbaijão, Portugal disputa o Grupo 5 da Ronda de Elite, na Croácia, de 16 a 21 de março, tendo como adversárias as seleções anfitriã, do País de Gales e da Suécia.


Hélio Sousa, que chamou 18 jogadores, espera uma prova “forte e competitiva” e, apesar do apuramento para a fase final estar ao alcance dos dois primeiros classificados de cada um dos sete grupos, o selecionador quer selar a qualificação com a vitória no grupo.


“Sabemos que podem passar duas equipas, mas o nosso objetivo é conquistar o primeiro lugar do grupo, sabendo das dificuldades que vamos encontrar, com equipas que praticam um futebol totalmente distinto umas das outras”, adiantou.


O selecionador reiterou total confiança no grupo de trabalho constituído para atingir este objetivo, que representa uma geração que tem competido ao mais alto nível e com as melhores seleções da Europa, quer em sub-16 quer em sub-17.


“Temos crescido dentro das nossas expectativas, com consistência e sustentação, e as opções ao longo deste processo têm aumentado o que nos deixa imensamente satisfeitos e com mais dores de cabeça para tomar decisões”, defendeu Hélio Sousa.


Mas, para o selecionador nacional, tomar essas decisões difíceis é o que a equipa técnica quer, pois garante que, independentemente das condicionantes que possam existir, tem a certeza que Portugal vai apresentar uma equipa forte.


Portugal inicia a prova a 16 de março, frente à Suécia (11:30, hora portuguesa), seguindo-se as partidas com o País de Gales (18 março, 12:30) e com a Croácia (21 março, 14:30).


Todos os encontros serão disputados na cidade litoral de Pula, que fica 267 quilómetros a sudeste da capital croata, Zagreb.


Qualificam-se para a fase final os dois primeiros classificados de cada um dos grupos da Ronda de Elite.


A seleção lusa, comandada por Hélio Sousa, chegou à Ronda de Elite depois de ter terminado o Grupo 9 de qualificação no segundo lugar, com os mesmos sete pontos da Inglaterra, mas em desvantagem na diferença de golos (13-1 contra 14-1).


Nesta primeira fase, disputada no distrito de Coimbra, a equipa das ‘quinas’ goleou a Arménia (7-0) e San Marino (5-0) e empatou com a Inglaterra (1-1).


Lista dos 18 convocados:


- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto) e Luís Maximiano (Sporting).

- Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), Diogo Dalot (FC Porto), Luis Silva (Stoke City, Ing), Rúben Vinagre (Mónaco, Fra) e Thierry Correia (Sporting).

- Médios: Domingos Quina (Chelsea, Ing), Florentino (Benfica), Gedson Fernandes (Benfica), Lambra (FC Porto) e Miguel Luís (Sporting).

- Avançados: João Filipe (Benfica), José Gomes (Benfica), Leandro Tipote (Sporting), Mesaque Dju (Benfica) e Mickael Almeida (Lyon, Fra).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.