A seleção portuguesa de futebol de sub-20 venceu hoje por 1-0 a congénere Inglaterra, no Estádio Municipal 25 de abril, em Penafiel, em jogo de preparação para o Campeonato do Mundo da categoria, que vai decorrer na Polónia, entre 23 de maio e 15 de junho.

No final do encontro, o selecionador admitiu que "este período foi bom, pois permitiu-nos ir buscar a nossa identidade e relembrá-la no caso daqueles que, por alguma razão, já cá não vinham há algum tempo."

"No primeiro jogo, com a Alemanha [derrota por 1-0], faltou-nos alguma organização e perdemos algum controlo. Faltou-nos eficácia na segunda parte, para sublinhar a nossa superioridade", lamentou Hélio Sousa.

No entanto, o selecionador referiu que "hoje, foi mais um excelente jogo, um segundo jogo em que fomos melhores, sinal de que evoluímos. Mas, temos ainda de procurar melhorar a eficácia e dar mais cor ao resultado."

Quanto à sensação de defrontar e vencer os campeões do mundo em título, Hélio Sousa garantiu que "são destes jogos que queremos e penso que os ingleses fazem jus à geração que venceu o Mundial. Tem sido um prazer enorme sempre que nos encontramos, porque eles trabalham sempre no máximo, e isso deixa-nos boas sensações."

"Por termos sido campeões europeus de sub-17 e de sub-19, ou por eu ter sido como jogador campeão do mundo de sub-20, só por si não nos garante nada. Para fazer uma história destas, vai exigir muito de nós, da capacidade de sermos mais fortes nos pormenores e de, quando o não formos, sermos iguais nos restantes aspetos, pelo menos. Vamos trabalhar muito para estarmos preparados e podermos vencer qualquer um dos jogos", concluiu.

Recorde-se que Portugal estreia-se no Mundial da Polónia a 25 de maio, face à Coreia do Sul, numa fase de grupos em que ainda vai encontrar a Argentina (a 28) e a África do Sul (31). Os três jogos vão ter lugar na cidade de Bielsko-Biala.