Nascido a 15 de Junho de 1883, Henry Delaunay é um dos arquitectos do futebol moderno e o visionário do que viria a ser o Campeonato da Europa.

A paixão pelo futebol começou desde cedo com Henry Delaunay a tornar-se jogador profissional pelos Étoile des Deux Lacs.

Depois de jogar pelos parisienses do Étoile des Deux Lacs, Delaunay retirou-se para iniciar uma carreira de árbitro. Uma carreira curta que terminou após um incidente durante o jogo entre o AF Garenne-Doves e o ES Benevolence. De acordo com histórias, Henry Delaunay partiu dois dentes, ao mesmo tempo que engoliu um apito, com uma “bolada” na cara.

O trágico incidente não demoveu Delaunay da sua paixão pelo futebol, e a sua carreira como administrador acabou por se revelar fundamental para a fundação da UEFA. Apaixonado pelo futebol, Delaunay visitou diversas vezes Inglaterra onde chegou a assistir à primeira edição da FA Cup, em 1902. Influenciado pelo futebol inglês, Delaunay regressa a França com o intuito de modernizar o futebol francês.

Depois de se retirar dos relvados, Henry Delaunay começou a sua carreira como administrador em 1906 ao tornar-se presidente do Étoile des Deux Lacs, clube parisiense fundado em 1898, e secretário-geral do Comité Francês Interfederal (CFI), que mais tarde se tornaria a Federação Francesa de Futebol. Em 1917, realizou-se a primeira edição da Taça de França com Henri Delaunay a ter um papel fundamental na sua criação.

Quando o Comité Francês Interfederal deu origem à Federação Francesa de Futebol, no ano de 1919, Henri Delaunay manteve o cargo de secretário-geral. Membro da FIFA entre 1924 e 1928, Delaunay foi um dos arquitectos do Campeonato do Mundo, juntamente com Jules Rimet, e o primeiro a propor o conceito de Campeonato da Europa, ainda nos anos 20.

Delaunay tinha o intuito de desenvolver e criar um modelo standard para o futebol mundial de forma a impulsionar a competição entre nações. Em 1927, propõe a criação de um Campeonato da Europa das nações, competição que apenas se realizaria em 1960, em França, cinco anos após a morte de Delaunay.

Em 1954, Henri Delaunay faz parte da fundação da UEFA e torna-se no primeiro Secretário-geral do organismo europeu de futebol, cargo que manteve até à sua morte em 1955.

A primeira edição do Campeonato da Europa viria a realiza-se em França, no ano de 1960, cinco anos após a morte do seu visionário. Pierre Delaunay, filho de Henri Delaunay, sucedeu ao seu pai como Secretário-geral da UEFA e decidiu materializar o sonho de um dos arquitectos do futebol moderno. Os moldes primordiais da competição foram apresentados em Estocolmo, no ano de 1958, onde se decidiu que o troféu se apelidaria de Taça das Nações Europeias/Taça Henri Delaunay e se disputaria de quatro em quatro anos. O modelo primordial da competição era muito simples. As equipas participantes jogavam eliminatórias a duas mãos (casa-fora) sem passar por uma fase de grupos. As quatro equipas que garantissem uma presença nas meias-finais disputavam depois os jogos no país anfitrião da competição, escolhido entre os quatro semi-finalistas.

Em 1960, a União Soviética levantou pela primeira vez o troféu Henri Delaunay, em Paris, ao bater a Jugoslávia, por 2-1, na final.

O primeiro campeonato da Europa disputou-se em França em homenagem a Henri Delaunay.

Este ano, Portugal inicia a campanha para conseguir marcar uma presença na fase final do Euro 2012 naquele que será o 14.º Campeonato da Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.