O técnico diz que ainda não tem definido o grupo de trabalho final que irá levar ao Campeonato do Mundo de sub-20 na Colômbia.

«Eu nunca posso dizer que fica fechado porque pode haver alguns condicionalismos inesperados, mas, mesmo assim, o grupo de 24 a 25 jogadores vai ficar fechado em Abril. Esse é o prazo que estabeleci para começar a trabalhar as dinâmicas colectivas que mais nos interessam», explicou.

Na véspera de defrontar a Noruega, em jogo particular, Ilídio Vale destacou a importância de «conhecer alguns jogadores convocados, com bons desempenhos nos clubes, no espaço da selecção nacional».

«A Noruega é uma equipa muito poderosa, porque vamos defrontar o escalão de sub-21. Tem uma maturidade competitiva elevada e que, provavelmente, nos vai colocar muitos problemas. Só com esses problemas, seremos capazes de compreender o que terá de ser o nosso trabalho no futuro para melhorar os pontos em que somos mais frágeis», sublinhou.

Após o treino matinal, o seleccionador português de sub-20 desvalorizou o «resultado destes jogos», já que o importante é «ganhar capacidade para ser mais forte no futuro», mas frisou que Portugal quer «ganhar sempre, em todos os momentos».

«Esta é uma equipa ainda em construção, porque tem sentido algumas alterações estruturais. Encontramo-nos uma vez por mês e é um pouco difícil melhorar os aspectos de natureza colectiva e eu costumo dizer que alguns jogadores ganham jogos, mas quem ganha campeonatos e títulos é sempre o colectivo», rematou.

Depois do confronto de terça-feira com a Noruega, no Estádio Municipal de Rio Maior, às 16 horas, a equipa das “quinas” ainda vai realizar outro particular, a 20 de Abril, antes de disputar o Torneio de Toulon, de 01 a 10 de Junho.

Sem prometer resultados no Mundial2011, Ilídio Vale assegura que a formação lusa vai «dignificar o país, a selecção e o futebol português» e partirá para a Colômbia com a «convicção forte de ser competitiva, para discutir qualquer jogo, com qualquer adversário».

A equipa das “quinas”, que prepara o Mundial da categoria, que vai ser disputado na Colômbia, de 29 de Julho e 20 de Agosto, volta a treinar ainda hoje, às 17 horas.